ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(UNAERP)O mapa mostra, nas reas destacadas, um tip

(UNAERP)

O mapa mostra, nas áreas destacadas, um tipo de formação vegetal presente em diversos continentes. Sobre elas, considere as afirmativas e assinale a opção correta.

1. A formação vegetal das áreas destacadas no mapa são as florestas boreais, caracterizadas por plantas arbóreas perenifólias, isto é, que mantêm suas folhas durante todo o ano. Florestas boreais ocorrem em locais de baixas latitudes e são caracterizadas por uma rica diversidade de espécies.

2. Ocorre em regiões de baixas latitudes, onde os índices de pluviosidade podem ultrapassar 2000 mm/ano, e as temperaturas raramente chegam a ser menores que 20°C.

3. As regiões destacadas no mapa caracterizam-se pelo clima quente e úmido durante todo o ano e são conhecidas por apresentar uma grande diversidade de espécies. Na América do Sul, temos como exemplo do tipo de vegetação que ocorre nestas regiões a floresta Amazônica.

4. As savanas tropicais, formação vegetal destacada no mapa, são caracterizadas por gramíneas e pequenas árvores retorcidas dispersas pela paisagem. No Brasil, temos como exemplo de savanas tropicais a caatinga e o chaparral, sendo este o segundo bioma mais ameaçado no país.

A

Apenas 2 está correta.

 

B

Apenas 1 e 2 estão corretas. 

 

C

Apenas 2 e 3 estão corretas.

 

D

Apenas 2 e 4 estão corretas. 

 

E

Apenas 3 e 4 estão corretas.