ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(UNB - 2016)Texto IPode-se definir guerra como a c

(UNB - 2016) 

Texto I

Pode-se definir guerra como a condução de atos sistemáticos de violência material ou psicológica, executados de forma mais ou menos organizada por grupos sociais que se contrapõem. Tal violência é motivada por interesses considerados essenciais, no caso de não se chegar a um acordo por meios pacíficos de solução de controvérsias. Esses interesses são de ordem política, territorial, econômica, legal, ideológica, psicológica e social.

Guilherme A. Silva e Williams Gonçalves. Dicionário de relações internacionais. 2.ª ed. rev. e ampl. Barueri: Manole, 2010, p. 107 (com adaptações).

 

 

 

 

 

Texto II

A história das guerras é uma história de alteridades. Cada guerra é um fenômeno único, singular, irredutível. Os gregos guerreavam em nome da virtude; os “bárbaros” germânicos e os cavaleiros das estepes asiáticas, em nome do saque. Os cruzados lutaram na Terra Santa por Deus e pela Igreja. Os franceses e protestantes alemães combateram o império Habsburgo portando o estandarte da soberania secular. Napoleão Bonaparte marchou sob a bandeira do império. A glória nacional animou o exército prussiano de Bismarck; o “Reich de mil anos”, a Wehrmacht de Hitler. Os vietnamitas enfrentaram a França e os Estados Unidos da América para conseguirem a independência e a soberania. Árabes e israelenses bateram-se por fragmentos de território.

Demétrio Magnoli. No espelho da guerra. In: Demétrio Magnoli (org.) História das guerras. 3.ª ed. São Paulo: Contexto, 2006, p. 15 (com adaptações).

 

Texto III

Existe alguém esperando por você

Que vai comprar a sua juventude

E convencê-lo a vencer

 

Mais uma guerra sem razão

Já são tantas as crianças

Com armas na mão

Mas explicam novamente

Que a guerra gera empregos

Aumenta a produção...

 

Uma guerra sempre avança

A tecnologia

Mesmo sendo guerra santa

Quente, morna ou fria

Pra que exportar comida?

Se as armas dão mais lucros

Na exportação...

 

(...)

 

Que belíssimas cenas

De destruição

Não teremos mais problemas

Com a superpopulação...

Legião Urbana. A canção do senhor da guerra. In: Músicas para acampamentos. EMI Music. 1992.

 

Considerando que os textos e as imagens apresentados têm caráter unicamente motivador, redija, utilizando a modalidade padrão da língua escrita, um texto expositivo-argumentativo sobre o seguinte tema.

 

Guerras: derrota para a humanidade

 

Ao elaborar seu texto, aborde necessariamente os seguintes aspectos:

  • motivações para as guerras;
  • o impacto da evolução do conhecimento nas guerras;
  • a guerra como derrota para vencidos e para vencedores.