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VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(UNB/PAS - 2018 - 2 ETAPA)Texto IPropaganda um mod

(UNB/PAS - 2018 - 2ª ETAPA)

Texto I

Propaganda é um modo específico sistemático de persuadir visando influenciar as emoções, atitudes, opiniões ou ações do público-alvo. Seu uso primário advém de contexto político, referindo-se geralmente aos esforços de persuasão de governos e partidos políticos. Ao contrário da busca de imparcialidade na comunicação, a propaganda apresenta informações com o objetivo principal de influenciar uma audiência. Para tal, frequentemente apresenta os fatos seletivamente (possibilitando a mentira por omissão) para encorajar determinadas conclusões, ou usa mensagens exageradas para produzir uma resposta emocional e não racional à informação apresentada. O resultado desejado é uma mudança de atitude em relação ao assunto no público-alvo para promover uma agenda política. A propaganda pode ser usada como uma forma de luta política. Apesar de o termo propaganda ter adquirido uma conotação negativa, por associação com os exemplos da sua utilização manipuladora, em seu sentido original ela é neutra, e pode se referir a usos considerados benignos ou inócuos, como recomendações de saúde pública e campanhas para encorajar os cidadãos a participar de um censo ou eleição.

Internet: <https://pt.wikipedia.org> (com adaptações).

 

 

Texto II

A publicidade é uma atividade profissional dedicada à difusão pública de empresas, produtos ou serviços. É a divulgação de produtos, serviços e ideias junto ao público, a fim de induzi-lo a uma atitude dinâmica favorável. Tem caráter comercial e é parte de um todo que se chama mercadologia, que abarca o conjunto de meios adotados para levar o produto ou serviço ao consumidor. É qualquer forma paga de apresentação não pessoal e promoção de ideias, bens e serviços por um patrocinador identificado a uma audiência alvo através dos meios de comunicação de massa. A publicidade ajuda a identificar o significado e o papel dos produtos, fornecendo informação sobre marcas, companhias e organizações.

Internet: <https://pt.wikipedia.org> (com adaptações).

 

Texto III

A publicidade é feita com a intenção de provocar em nós um grande interesse pelo produto ou serviço que ela anuncia e depois nos induzir a comprá-lo, mesmo que até então tal produto não significasse nada para nós. A linguagem da publicidade é persuasiva e sabe como nos influenciar até de forma inconsciente. Ela associa o produto que quer nos vender a imagens prazerosas, fazendo-nos acreditar que, ao comprá-lo, alcançaremos alegria e felicidade.

Internet: <www.ebc.com.br> (com adaptações).

 

 

Considerando o contexto suscitado pelos textos e pelas imagens precedentes, redija um texto dissertativo discutindo a noção de autonomia apresentada a seguir, que é uma das acepções do verbete autonomia no Dicionário eletrônico Houaiss da língua portuguesa.

autonomia: s.f. 2. Segundo Kant (1724-1804), capacidade da vontade humana de se autodeterminar segundo uma legislação moral por ela mesma estabelecida, livre de qualquer fator estranho ou exógeno com uma influência subjugante, tal como uma paixão ou uma inclinação afetiva incoercível.