(UNCISAL 2019) O tema daliberdadefoi abordado ao longo da Histria por inmeros filsofos. Aristteles, Santo Agostinho, So Toms de Aquino, Kant e Nietzsche foram alguns deles. Para Nietzsche, alimentamos uma falsa sensao de vontade autnoma, pois, ao fazermos nossas escolhas por meio da razo, nos guiamos por padres e valores previamente estipulados. J Kant constri sua Crtica da Razo Prtica assumindo a liberdade como um fato e condicionando-a ao uso autnomo da razo. Em relao liberdade, as perspectivas de Nietzsche e Kant
(UNCISAL 2018) O bem do indivduo da mesma natureza que o bem da Cidade, mas este mais belo e mais divino porque se amplia da dimenso do privado para a dimenso do social, para a qual o homem grego era particularmente sensvel, porquanto concebia o indivduo em funo da Cidade e no a Cidade em funo do indivduo. REALE, Giovanni; ANTISERI, Dario. Histria da filosofia v. 1. 3.ed. So Paulo: Paulus, 2003, p. 221. Em Aristteles, a primazia da Cidade, apresentada no excerto, reflete-se na ideia de ser humano como animal poltico. Nesse sentido, Aristteles entende como sendo cidados
(UNCISAL 2016) Tenho razo em concluir que aquele que me colocasse sob seu poder sem meu consentimento me usaria como lhe aprouvesse quando me visse naquela situao e prosseguiria at me destruir; pois ningum pode desejar ter-me em seu poder absoluto, a no ser para me obrigar fora a algo que vem contra meu direito de liberdade, ou seja, fazer de mim um escravo. Escapar de tal violncia a nica garantia de minha preservao. LOCKE, John. Segundo Tratado do Governo Civil. Cap. 3, tpico 17. [s/p]. Disponvel em: . Acesso em: 30 out. 2015. Na relao entre Indivduo e Governo, o Liberalismo de John Locke, como expresso no texto, estabelece que a
(UNCISAL 2015) Na teoria crítica, os filósofos da Escola de Frankfurt criticaram o racionalismo de cunho positivista na ciência, a indústria cultural e a massificação do conhecimento, da arte e da cultura. Para eles havia sido constituída uma razão que desumanizava o homem e tirava dele as condições de se realizar plenamente. Tal razão foi denominada de
(UNCISAL 2015) Segundo o filsofo Michel Foucault O controle da sociedade sobre os indivduos no opera simplesmente pela conscincia ou pela ideologia, mas comea no corpo e com o corpo. Foi no biolgico, no somtico, no corporal que, antes de tudo, investiu a sociedade capitalista. O corpo uma realidade biopoltica. Microfsica do poder. Rio de Janeiro: Graal, 1986, p. 80. Ento, se o corpo uma realidade biopoltica, conforme acredita Foucault, como esse corpo deve ser visto na atividade fsica?
(UNCISAL -2012) No contexto da Filosofia Clssica, Plato e Aristteles possuem lugar de destaque. Suas concepes, que se opem, mas no se excluem, so amplamente estudadas e debatidas devido influncia que exerceram, e ainda exercem, sobre o pensamento ocidental. Todavia necessrio salientar que o produto dos seus pensamentos se insere em uma longa tradio filosfica que remonta a Parmnides e Herclito e que influenciou, direta ou indiretamente, entre outros, os racionalistas, empiristas, Kant e Hegel. Observando o cerne da filosofia de Plato, assinale nas opes abaixo aquela que se identifica corretamente com suas concepes.
(Uncisal 2012) Os preceitos que fundam a democracia grega clássica e a democracia contemporânea diferem na definição de cidadão que cada uma apresenta. Ao contrário da Grécia Antiga, a nossa democracia possui características próprias que refletem a evolução do pensamento e o avanço da participação política. No tocante a mulher, sua exclusão no contexto da democracia clássica encontra justificativa
(Uncisal 2012) O conhecimento mítico apresenta características próprias que o diferencia de outros modos de conhecer. Ele invariavelmente se vincula ao conhecimento religioso, mas conserva suas funções especificas: acomodar e tranquilizar o homem em meio a um mundo caótico e hostil. Nas sociedades em que ele se apresenta como um modo válido de explicação da realidade assume uma abrangência tamanha que determina a totalidade da vida, tanto no âmbito público como privado. Com referência ao conhecimento mítico, é incorreto afirmar que
(UNCISAL - 2012) O perodo pr-socrtico o ponto inicial das reflexes filosficas. Suas discusses se prendem a Cosmologia, sendo a determinao da physis (princpio eterno e imutvel que se encontra na origem da natureza e de suas transformaes) ponto crucial de toda formulao filosfica. Em tal contexto, Demcrito afirma ser a realidade percebida pelos sentidos ilusria. Ele defende que os sentidos apenas capturam uma realidade superficial, mutvel e transitria que acreditamos ser verdadeira. Mesmo que os sentidos apreendam as mutaes das coisas, no fundo, os elementos primordiais que constituem essa realidade jamais se alteram. Assim, a realidade uma coisa e o real outra. Para Demcrito a physis composta:
(UNCISAL - 2012) Contrapondo ceticismo e dogmatismo, o criticismo se apresenta como nica sada para se repensar s questes pertinentes metafsica. O criticismo denomina a filosofia de
(UNCISAL - 2012) A filosofia de Santo Agostinho essencialmente uma fuso das concepes crists com o pensamento platnico. Ele considera que a ao de Deus que leva o homem a atingir as verdades superiores. Para isso, desenvolveu explicaes por meio do que foi chamado de: Escolha uma:
(UNCISAL -2012) A filosofia de Santo Agostinho essencialmente uma fuso das concepes crists com o pensamento platnico. Subordinando a razo f, Agostinho de Hipona afirma existirem verdades superiores e inferiores, sendo as primeiras compreendidas a partir da ao de Deus. Como se chama a teoria agostiniana que afirma ser a ao de Deus que leva o homem a atingir as verdades superiores?
(UNCISAL - 2012) Observe o trecho da msica Admirvel Gado Novo, de Z Ramalho, e perceba que sua anlise pode nos levar a discutir o conceito de alienao. O povo foge da ignorncia Apesar de viver to perto dela E sonha com melhores tempos idos Contemplam essa vida numa cela... Espera nova possibilidade De ver este mundo se acabar A Arca de No, o dirigvel No voam nem se pode flutuar Seguindo o pensamento de Karl Marx, veremos que a alienao se d em uma situao determinada que gera toda uma gama de desdobramentos e consequncias. Tal situao ocorre na esfera
(Uncisal 2012) O homem enquanto espécie e a própria humanidade têm na vida em sociedade uma necessidade vital. Em meio a contatos e processos, os indivíduos se aproximam ou se afastam constituindo diferentes formas de associação que atribuem status e papéis aos seus membros, forjando uma ampla rede mantida por mecanismos de sustentação social eficientes.As opções trazem afirmações verdadeiras em relação aos agrupamentos, processos e mecanismos de sustentação social, exceto:
(UNCISAL - 2011) Na Grcia Antiga, o filsofo Scrates ficou famoso por interpelar os transeuntes e fazer perguntas aos que se achavam conhecedores de determinado assunto. Mas durante o dilogo, Scrates colocava o interlocutor em situao delicada, levando-o a reconhecer sua prpria ignorncia. Em virtude de sua atuao, Scrates acabou sendo condenado morte sob a acusao de corromper a juventude, desobedecer s leis da cidade e desrespeitar certos valores religiosos. Considerando essas informaes sobre a vida de Scrates, assim como a forma pela qual seu pensamento foi transmitido, pode-se afirmar que sua filosofia