ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(UNEMAT)No ms de Junho de 2012, a Cidade do Rio de

Geografia | Geografia Humana | Meio Ambiente | Problemas ambientais e aquecimento global
UNEMAT 2012UNEMAT GeografiaTurma ENEM Kuadro

(UNEMAT)

No mês de Junho de 2012, a Cidade do Rio de Janeiro sediou a Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, chamada Rio +20, que trouxe discussões sobre dois temas principais: “A economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza” e “A estrutura institucional para o desenvolvimento sustentável”. Esse encontro reflete a necessidade de se discutir questões voltadas à manutenção da base de recursos naturais em um ecossistema associado ao desenvolvimento econômico e social. Durante a conferência foi abordada, entre outros temas, a necessidade de ações voltadas à preservação da Floresta Amazônica.

Dados que fazem parte do monitoramento do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) demonstram que só no primeiro trimestre de 2012 a Amazônia perdeu 389 km² de floresta. Esse número representa quase o triplo do registro do mesmo período do ano passado, quando uma área de 135 km² de mata foi derrubada. 

A respeito do tema, assinale a alternativa correta.

A

O desmatamento não compromete a Floresta Amazônica, pois seu solo é muito fértil, possibilitando sua recuperação em curto prazo.

B

A Floresta Amazônica é constituída principalmente por arbustos adaptados à condição de seca.

C

O cacaueiro é uma árvore típica da Floresta Amazônica, que pertence ao grupo das gimnospermas.

D

Apesar de a Floresta Amazônica ser a maior floresta equatorial da face da terra, ela possui pequena biodiversidade.

 

E

Árvores de grande porte, próximas umas das outras, fazem da Floresta Amazônica uma mata fechada, dificultando a penetração da luz solar no solo e, consequentemente, o desenvolvimento de plantas rasteiras.