ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(UNEMAT - 2012)O regime militar instaurado em 1964

História | História do Brasil | Ditadura Civil-Militar | a resistência | guerrilha
UNEMAT 2012UNEMAT HistóriaTurma ENEM Kuadro

(UNEMAT - 2012) O regime militar instaurado em 1964 estendeuse por 21 anos, nos quais a presidência da República foi ocupada sucessivamente por generais do exército.

Sobre o período da Ditadura Militar no Brasil de 1964 – 1985, assinale a alternativa correta.

A

Em relação aos movimentos de guerrilha, podemos afirmar que o movimento que durou mais tempo foi o do Araguaia, talvez porque seus participantes ligados ao PC do B (Partido Comunista do Brasil), dissidência do PCB (Partido Comunista Brasileiro) tenham conseguido obter apoio da população local.

B

Foi criado o Departamento Administrativo do Serviço Público – DASP. O Estado brasileiro crescia e suas atribuições aumentavam inclusive com intervenção e controle cada vez maiores na economia.

C

Na época, ocorreu o episódio de Olga Benário, mulher de Prestes, alemã de nascimento e agente soviética no Brasil, que, presa junto com o marido, provocou comoção ao ser deportada, grávida, para a Alemanha nazista, onde foi confinada em um campo de concentração. Poucos anos depois da prisão, foi assassinada na câmara de gás do campo de Ravensbrück.

D

As ruas e avenidas elegantes foram tomadas de assalto. Barricadas foram erguidas e, durante uma semana, a capital da república, Rio de Janeiro, foi palco de violentos combates, até que as forças da polícia e do exército conseguiram reprimir os rebeldes. Um dos agentes deste movimento foi Oswaldo Cruz.

E

O ponto mais alto do intervencionismo foi o Plano Salte. Constituía uma tentativa de conter os gastos do governo, especialmente nas áreas da saúde, alimentação, transporte e energia.