ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(UNEMAT 2019/2)O espetculo no um conjunto de image

(UNEMAT 2019/2) 

  “O espetáculo não é um conjunto de imagens, mas uma relação social entre pessoas, mediatizadas por imagens”.

    “No mundo realmente invertido, o verdadeiro é um momento do falso”

DEBORD, Guy. A sociedade do espetáculo. 2003, pp. 9-11. Disponível em: http://w w w .cisc.org.br/portal/biblioteca/socespetaculo.pdf. Acesso em: abr. 2019

 

A partir dos dois enunciados acima é possível compreender que as mídias sociais, na atualidade, têm modificado as relações entre as pessoas, espetacularizando o mundo.

 

Assinale a alternativa correta que representa a ideia sociológica expressa no texto.

A

O texto refere-se à solidariedade mecânica de Èmile Durkheim e os modos como se estabelecem as relações a partir do trabalho com as mídias sociais, criando uma inversão da realidade. 

B

O texto refere-se às interpretações sociológicas de Èmile Durkheim, porque apresentam a ideia de que as relações sociais entre as pessoas se desenvolvem a partir da soma dos interesses individuais. 

C

O texto refere-se à separação entre o mundo do trabalho não midiatizado e o midiatizado, ao processo de secularização explicado por Max Weber.

D

O texto refere-se à aplicação do conceito de alienação de Karl Marx, pois as mídias sociais, ao mediatizar as relações entre as pessoas, muitas vezes invertem o senso de realidade e o falso passa a ser o verdadeiro. 

E

O texto refere-se às ideias de Karl Marx a respeito de como as imagens exercem uma dominação carismática nas pessoas e atua nelas de um modo falso.