ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(UNESP - 2014/2 - 1a fase)Presenciamos um imperati

Geografia | Geografia Humana | Geografia Agrária | Brasil Rural | O meio Rural Brasileiro
UNESP 2014UNESP GeografiaTurma ENEM Kuadro

(UNESP - 2014/2 - 1a fase)

Presenciamos um imperativo das exportações, presente no discurso e nas políticas do Estado e na lógica das empresas, que tem promovido uma verdadeira commoditização da economia e do território. A lógica das commodities não se caracteriza apenas por uma invenção econômico-financeira, entendida como um produto primário ou semielaborado, padronizado mundialmente, cujo preço é cotado nos mercados internacionais, em bolsas de mercadorias. Trata-se também de uma expressão política e geográfica, que resulta na exacerbação de especializações regionais produtivas.

(Samuel Frederico. Revista Geografia, 2012. Adaptado.)

Entre as implicações políticas e econômicas do processo de “commoditização do território”, é correto indicar

A

a menor autonomia dos produtores locais e a maior vulnerabilidade das regiões em relação às demandas e às regulações impostas pelo mercado externo.

B

o fortalecimento dos produtores locais e a menor vulnerabilidade das regiões em relação às crises e às oscilações do mercado externo.

C

a maior autonomia dos produtores locais e o fortalecimento das regiões em função do atendimento prioritário das demandas do mercado interno.

D

a menor autonomia dos produtores locais e a instabilidade das regiões em função do atendimento prioritário das demandas do mercado interno.

E

o maior controle pelos produtores locais e a maior autonomia das regiões em relação à definição dos preços internacionais das commodities.