ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(UNESP - 2014 - 2 FASE) A hidrazina, substncia com

(UNESP - 2014 - 2 FASE) A hidrazina, substância com fórmula molecular N2H, é um líquido bastante reativo na forma pura. Na forma de seu monoidrato, N2H4 ⋅H2O, a hidrazina é bem menos reativa que na forma pura e, por isso, de manipulação mais fácil. Devido às suas propriedades físicas e químicas, além de sua utilização em vários processos industriais, a hidrazina também é utilizada como combustível de foguetes e naves espaciais, e em células de combustível. 

Observe o esquema de uma célula de combustível de hidrazina monoidratada/oxigênio do ar em funcionamento, conectada a um circuito elétrico externo. No compartimento representado no lado esquerdo do esquema, é introduzido apenas o reagente N2H4\(\cdot\)H2O obtendo-se os produtos N2 (g) e H2O (\(l\)) em sua saída. No compartimento representado no lado direito do esquema, são introduzidos os reagentes O2 e H2O(\(l\)) sendo H2O(\(l\)) consumido apenas parcialmente na semirreação, e seu excesso liberado inalterado na saída do compartimento.

Escreva a equação química balanceada que representa a reação global que ocorre durante o funcionamento dessa célula de combustível e indique os estados de oxidação, nos reagentes e nos produtos, do elemento que é oxidado nesse processo.