ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(UNESP - 2017 - 1 FASE) Em uma matria sobre o pape

(UNESP - 2017 - 1ª FASE)  Em uma matéria sobre o papel das plantas na redução da concentração atmosférica dos gases do efeito estufa, consta a seguinte informação:

O vegetal “arranca” o carbono, que é o C do CO2 para usar de matéria-prima para o seu tronco, e devolve para a atmosfera o O2 ou seja, oxigênio.

(Superinteressante, maio de 2016. Adaptado.)

 

Tal informação refere-se à

A

respiração celular e está correta, uma vez que, nas mitocôndrias, o carbono do CO2 é disponibilizado para a síntese de tecidos vegetais e o O2 é devolvido para a atmosfera.   

B

fotossíntese e está correta, uma vez que, através desse processo, a planta utiliza o carbono na síntese de seus tecidos, devolvendo para a atmosfera o oxigênio do CO2    

C

fotossíntese e está incorreta, uma vez que o carbono do COé utilizado na síntese de carboidratos que serão consumidos na respiração celular, mas não como matéria-prima do tronco.   

D

fotossíntese e está incorreta, uma vez que o oxigênio liberado para atmosfera provém da reação de decomposição da água, e não do CO2 que a planta capta da atmosfera.   

E

respiração celular e está incorreta, uma vez que o Oliberado para atmosfera tem origem na quebra de carboidratos na glicólise, da qual também resulta o carbono que irá compor os tecidos vegetais.