ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(UNESP 2021 - 1 fase)No grfico, cada ponto corresp

Geografia | Geografia Humana | Demografia | Dinâmica demográfica e estrutura da população | Estrutura da população brasileira
UNESP 2021UNESP GeografiaTurma ENEM Kuadro

(UNESP 2021 - 1ª fase) 

No gráfico, cada ponto corresponde à taxa de desemprego e à taxa de inflação de serviços para um determinado mês de um determinado ano entre 2003 e 2017.

Brasil: inflação de serviços e taxa de desemprego, 2003-2017

Considerando as características das variáveis e a dispersão dos dados analisados, o gráfico indica

A

um panorama positivo, revelado pela linha de inflação de serviços decrescente, que propicia pedidos de ajuda financeira internacional e alimenta a criação de novas empresas.

B

que o desemprego tende a ser maior conforme avançam os anos de maior inflação de serviços, como revela o sentido decrescente da linha pontilhada.

C

uma redução da inflação de serviços, condição própria dos países em desenvolvimento e capaz de estimular novas contratações.

D

que uma taxa de desemprego maior, ao gerar menos renda e menor demanda por serviços, tende a reduzir a inflação de serviços.

E

um cenário de recessão, demonstrado pela tendência ao total desemprego, característica de economias frágeis e voláteis que interrompem a prestação de serviços.