ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(UNESP - 2022 - 1 fase - DIA 2)Texto 1A ideia do p

Filosofia | Filosofia Pós Moderna | Michel Foucault
Sociologia | Michel Foucalt | relações de poder
UNESP 2022UNESP FilosofiaTurma ENEM Kuadro

(UNESP - 2022 - 1ª fase - DIA 2)

Texto 1

A ideia do panóptico coloca no centro alguém, um olho, um olhar, um princípio de vigilância que poderá de certo modo fazer sua soberania agir sobre todos os indivíduos [situados] no interior dessa máquina de poder. Nessa medida, podemos dizer que o panóptico é o mais antigo sonho do mais antigo soberano: que nenhum dos meus súditos escape e que nenhum dos gestos de nenhum dos meus súditos me seja desconhecido. (Michel Foucault. Segurança, território, população, 2008. Adaptado.)

Texto 2

Em 2013 as revelações de Edward Snowden, ex-funcionário da Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos, deixaram a noção de transparência democrática sob suspeita. Snowden revelou que a inteligência estadunidense realizava vigilância em massa de seus aliados e adversários políticos. A espionagem ocorreu logrando acesso legal ou forçado aos servidores de boa parte das maiores empresas de internet.

(Davi Lago. “O panóptico digital: por que devemos suspeitar da palavra ‘transparência’?”. https://estadodaarte.estadao.com.br, 29.08.2019. Adaptado.)

O fenômeno retratado nos excertos implica, diretamente,

A

o reconhecimento da liberdade individual.

B

o aperfeiçoamento da interação social.

C

a diversificação do conhecimento popular.

D

a ampliação de autoridade estatal.

E

a valorização da responsabilidade coletiva.