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VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(UNESP - 2024)Texto 1Texto 2 O esprito de consumo

(UNESP - 2024)

 

Texto 1

Texto 2

O espírito de consumo conseguiu infiltrar-se até na relação com a família e a religião, com a política, com a cultura e o tempo disponível. Daí a condição profundamente paradoxal do hiperconsumidor. De um lado, este se afirma como um consumidor informado e livre, que vê seu leque de escolhas ampliar-se, age procurando otimizar a relação qualidade/preço. Do outro, os modos de vida, os prazeres e os gostos mostram-se cada vez mais sob a dependência do sistema mercantil.

(Gilles Lipovetsky. A felicidade paradoxal: ensaio sobre a sociedade de hiperconsumo, 2007. Adaptado.)

 

a) Apresente qual crítica os textos 1 e 2 trazem em comum e cite a escola filosófica que tem por foco essa mesma reflexão.

b) Em que consiste o paradoxo do hiperconsumidor e como esse paradoxo está presente no texto 1?