ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(UNESP - 2024)No Serto Nordestino, oligarquias rep

(UNESP - 2024)

No Sertão Nordestino, oligarquias representam um dos polos na desigual estrutura social, econômica e política da região. Durante o século XX, a oligarquia nordestina beneficiou-se

A

da transposição do rio São Francisco, obra que objetivou desviar parte das águas desse rio para rios intermitentes com maior capacidade de abastecimento hídrico de áreas rurais e urbanas.

B

da indústria da seca, expressão que designa a relação entre a realidade de fome e miséria da população durante as longas estiagens e os recursos destinados a obras para melhorias na qualidade de vida local.

C

da remarcação de fronteiras estaduais, estratégia empregada para melhorar os resultados de investimentos federais realizados na promoção de serviços de tratamento de água e esgoto.

D

da implantação do Projeto Grande Carajás, empreendimento privado que objetivou dinamizar a economia nordestina com maciços investimentos em infraestruturas produtivas agrícolas.

E

da transferência da capital federal para Brasília, decisão que atrelou o uso de mão de obra e de empresas nordestinas para reaquecer o setor de produção de matérias- -primas da região Nordeste.