(UNICAMP - 2010 - 2 fase - Questo 9)A Revista n162

Química | Atomística | radioatividade | cinética das emissões radioativas | tempo de meia vida
Química | Atomística | radioatividade | radiação beta
UNICAMP 2010UNICAMP QuímicaTurma ENEM Kuadro

(UNICAMP - 2010 - 2 fase - Questão 9)

A Revista n° 162 apresenta uma pesquisa desenvolvida no Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN) sobre a produção de fios de irídio-192 para tratar tumores. Usados em uma ramificação da radioterapia chamada braquiterapia, esses fios são implantados no interior dos tumores e a radiação emitida destrói as células cancerígenas e não os tecidos sadios. O \(^{192}Ir\)  se transforma em \(^{192}Pt\) por um decaimento radioativo e esse decaimento em função do tempo é ilustrado na figura abaixo.

a) Considerando que a radiação é gerada por uma liga que contém inicialmente 20% de \(^{192}Ir\) e 80% de \(^{192}Pt\), depois de quantos dias essa liga se transformará em uma liga que contém 5% de \(^{192}Ir\) e 95% de \(^{192}Pt\)? Mostre seu raciocínio.

b) O decaimento radiativo pode originar três diferentes tipos de partículas: α,β e γ. Para efeito de resposta ao item, considere apenas α e β. A partícula β tem uma massa igual à massa do elétron, enquanto a partícula α tem uma massa igual à do núcleo do átomo de hélio. Considerando essas informações, que tipo de decaimento sofre o \(^{192}Ir\), α ou β? Justifique.