Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
MEDICINAITA - IMEENEMENTRAR
Logo do Facebook   Logo do Instagram   Logo do Youtube

Conquiste sua aprovação na metade do tempo!

No Kuadro, você aprende a estudar com eficiência e conquista sua aprovação muito mais rápido. Aqui você aprende pelo menos 2x mais rápido e conquista sua aprovação na metade do tempo que você demoraria estudando de forma convencional.

Questões de Química - UNICAMP 2014 | Gabarito e resoluções

1-14 de 14
Questão 9
2014Química

(UNICAMP - 2014) Na tirinha abaixo, o autor explora a questo do uso apropriado da linguagem na Cincia. Muitas vezes, palavras de uso comum so utilizadas na Cincia, e isso pode ter vrias consequncias. a) De acordo com o urso cinza, o urso branco usa o termo dissolvendo de forma cientificamente inadequada. Imagine que o urso cinza tivesse respondido: Eu que deveria estar aflito, pois o gelo que est dissolvendo! Nesse caso, estaria o urso cinza usando o termo dissolvendo de forma cientificamente correta? Justifique. b) Considerando a ltima fala do urso branco, interprete o duplo significado da palavra polar e suas implicaes para o efeito cmico da tirinha.

Questão 10
2014Química

(UNICAMP - 2014) Na manh de 11 de setembro de 2013, a Receita Federal apreendeu mais de 350 toneladas de vidro contaminado por chumbo no Porto de Navegantes (Santa Catarina). O importador informou que os contineres estavam carregados com cacos, fragmentos e resduos de vidro, o que permitido pela legislao. Nos contineres, o exportador declarou a carga corretamente - tubos de raios catdicos. O laudo tcnico confirmou que a porcentagem em massa de chumbo era de 11,5 %. A importao de material (sucata) que contm chumbo proibida no Brasil. a) O chumbo presente na carga apreendida estava na forma de xido de chumbo II. Esse chumbo recuperado como metal a partir do aquecimento do vidro a aproximadamente 800 C na presena de carbono (carvo), processo semelhante ao da obteno do ferro metlico em alto forno. Considerando as informaes fornecidas, escreva a equao qumica do processo de obteno do chumbo metlico e identifique o agente oxidante e o redutor no processo., b) Considerando que o destino do chumbo presente no vidro poderia ser o meio ambiente aqui no Brasil, qual seria, em mols, a quantidade de chumbo a ser recuperada para que isso no ocorresse? Dados: massas molares: chumbo (Pb ; 207 g mol-1), oxignio (O ; 16 g mol-1) ; carbono (C ; 12 g mol-1)

Questão 11
2014Química

Quando uma pessoa ingere bebida alcolica, cerca de 90% do lcool ingerido absorvido no trato digestivo, na primeira hora. Esse lcool passa para a corrente sangunea e metabolizado no fgado. Sua eliminao, no entanto, leva muito mais tempo e isso que torna ilegal uma pessoa dirigir nessa condio. O grfico abaixo mostra a concentrao mdia de lcool no sangue em funo do tempo, aps um consumo rpido de 1, 2, 3 e 4 doses de destilado. a) De acordo com o grfico, se uma pessoa ingere 4 doses de destilado, aps quanto tempo a velocidade de metabolizao do lcool ser maior que a velocidade da absoro para a corrente sangunea? Explique. b) Um teste do bafmetro realizado duas horas aps a ingesto de destilado acusou a presena de 0,019 miligramas de lcool por litro de ar expirado por um condutor. Considerando essas informaes, e as contidas no grfico, determine quantas doses de destilado o condutor havia ingerido. Justifique. Dado: A proporo entre as concentraes de lcool (sangue:ar expirado) de 2300:1.

Questão 12
2014Química

(UNICAMP - 2014) Materiais polimricos podem ter destinos diversos, que no seja o simples descarte em lixes ou aterros. A reciclagem, por exemplo, pode ser feita por reaproveitamento sob diversas formas. Na reciclagem secundria os diversos polmeros que compem o descarte so separados e reutilizados na fabricao de outros materiais; j na reciclagem quaternria, o material usado diretamente como combustvel para gerar energia trmica ou eltrica. Considere uma embalagem de material polimrico composta por 18 g de PET (C10H8O4)n, 4 g de PEAD (C2H4)n e 0,1 g de PP (C3H6)n. a) Do ponto de vista ambiental, o que seria melhor: a reciclagem secundria ou a quaternria? Justifique sua escolha. b) Numa reciclagem quaternria, representada pela combusto completa da embalagem citada, a massa consumida de polmeros e oxignio seria maior, menor ou igual massa formada de gs carbnico e gua? Justifique.

Questão 13
2014Química

(UNICAMP - 2014) O policarbonato representado na figura abaixo um polmero utilizado na fabricao de CDs e DVDs. O policarbonato, no entanto, foi banido da fabricao de mamadeiras, chupetas e vrios utenslios domsticos, pela possibilidade de o bisfenol A, um de seus precursores, ser liberado e ingerido. De acordo com a literatura cientfica, o bisfenol A suspeito de vrios malefcios para a sade do ser humano. a) Em contato com alguns produtos de limpeza e no aquecimento em micro-ondas, o policarbonato pode liberar unidades de bisfenol A que contaminam os alimentos. Sabendo-se que um fenol tem uma hidroxila ligada ao anel benznico, escreva a estrutura da molcula do bisfenol A que poderia ser liberada devido limpeza ou ao aquecimento do policarbonato. b) Represente a frmula estrutural do fragmento do polmero da figura acima, que justifica o uso do termo policarbonato para esse polmero.

Questão 14
2014Química

(UNICAMP - 2014) Exploso e incndio se combinaram no terminal martimo de So Francisco do Sul, em Santa Catarina, espalhando muita fumaa pela cidade e pela regio. O incidente ocorreu com uma carga de fertilizante em que se estima tenham sido decompostas 10 mil toneladas de nitrato de amnio. A fumaa branca que foi eliminada durante 4 dias era de composio complexa, mas apresentava principalmente os produtos da decomposio trmica do nitrato de amnio: monxido de dinitrognio e gua. Em abril de 2013, um acidente semelhante ocorreu em West, Estados Unidos da Amrica, envolvendo a mesma substncia. Infelizmente, naquele caso, houve uma exploso, ocasionando a morte de muitas pessoas. a) Com base nessas informaes, escreva a equao qumica da decomposio trmica que ocorreu com o nitrato de amnio. b) Dado que os valores das energias padro de formao em kJ mol-1das substncias envolvidas so nitrato de amnio (-366), monxido de dinitrognio (82) e gua (-242), o processo de decomposio ocorrido no incidente endotrmico ou exotrmico? Justifique sua resposta considerando a decomposio em condies padro.

Questão 15
2014Química

(UNICAMP - 2014) A equao abaixo mostra o equilbrio qumico em meio aquoso de uma droga muito utilizada no tratamento de nuseas e vmitos e tambm como antialrgico. Essa droga, dependendo da finalidade, pode ser comercializada na sua forma protonada (A) ou na sua forma neutra (B). a) Sabendo-se que em meio aquoso a constante de equilbrio para essa equao igual a 1,2 x 10-9, qual espcie estaria em maior concentrao no intestino (cujo pH igual a 8): a protonada (A), a neutra (B) ou ambas estariam na mesma concentrao? Justifique sua resposta com base em clculos matemticos. b) Supondo que a droga seria absorvida de forma mais completa e com melhor efeito teraputico se fosse mais solvel em lipdios, qual forma seria prefervel numa formulao, a protonada ou a neutra? Justifique sua resposta em termos de interaes intermoleculares.

Questão 16
2014Química

(UNICAMP - 2014) A produo mundial de gs cloro de 60 milhes de toneladas por ano. Um processo eletroqumico moderno e menos agressivo ao meio ambiente, em que se utiliza uma membrana semipermevel, evita que toneladas de mercrio, utilizado no processo eletroqumico convencional, sejam dispensadas anualmente na natureza. Esse processo moderno est parcialmente esquematizado na figura abaixo. a) Se a produo anual de gs cloro fosse obtida apenas pelo processo esquematizado na figura abaixo, qual seria a produo de gs hidrognio em milhes de toneladas? b) Na figura, falta representar uma fonte de corrente eltrica e a formao de ons OH-. Complete o desenho com essas informaes, no se esquecendo de anotar os sinais da fonte e de indicar se ela uma fonte de corrente alternada ou de corrente contnua.

Questão 25
2014Química

(UNICAMP - 2014 - 1 FASE ) Na readequao de alguns estdios de futebol, por conta de uma atitude ecolgica coerente, milhares de assentos sero produzidos a partir de garrafas PET. Para cada assento sero necessrias cerca de 100 garrafas PET de capacidade de 600 mL e massa de 18 g cada uma. Pode-se afirmar que a reduo de volume do material reaproveitado para a fabricao dos assentos ser, aproximadamente, igual a Dados: Densidade do PET = 1,3 g cm-3 Considere que no reaproveitamento do PET no ocorre perda de massa, e que o volume externo da garrafa de 600 mL.

Questão 26
2014Química

(UNICAMP - 2014) O uso mais popular do cloreto de sdio na cozinha, onde utilizado para acrescentar sabor a uma infinidade de alimentos e tambm como conservante e material de limpeza. na indstria qumica, no entanto, que ele mais consumido. So inmeros os processos que fazem uso de produtos do processamento desse sal. O uso industrial do cloreto de sdio se d principalmente no processo de obteno de alguns importantes produtos de sua eletrlise em meio aquoso. Simplificadamente, esse processo feito pela passagem de uma corrente eltrica em uma soluo aquosa desse sal. Pode-se afirmar que, a partir desse processo, seriam obtidos:

Questão 27
2014Química

(UNICAMP - 2014 - 1 FASE ) Leia o texto: O uso mais popular do cloreto de sdio na cozinha, onde utilizado para acrescentar sabor a uma infinidade de alimentos e tambm como conservante e material de limpeza. na indstria qumica, no entanto, que ele mais consumido. So inmeros os processos que fazem uso de produtos do processamento desse sal. Obtm-se um sal de cozinha do tipo light substituindo-se uma parte do sal comum por cloreto de potssio. Esse produto indicado para pessoas com problemas de presso arterial alta. Sabendo-se que a massa molar do sdio menor que a do potssio, pode-se afirmar que, para uma mesma massa dos dois tipos de sal, no tipo light h

Questão 28
2014Química

(UNICAMP - 2014 - 1 FASE ) Recentemente encontrou-se um verdadeiro fatberg, um iceberg de gordura com cerca de 15 toneladas, nas tubulaes de esgoto de uma regio de Londres. Esse fatberg, resultado do descarte inadequado de gorduras e leo usados em frituras, poderia ser reaproveitado na produo de

Questão 29
2014Química

(UNICAMP - 2014) A matriz energtica brasileira tem se diversificado bastante nos ltimos anos, em razo do aumento da demanda de energia, da grande extenso do territrio brasileiro e das exigncias ambientais. Considerando-se as diferentes fontes para obteno de energia, pode-se afirmar que vantajoso utilizar

Questão 30
2014Química

(UNICAMP - 2014 - 1 FASE ) Em setembro de 2011, no Rio Grande do Sul, pessoas alegaram ter sofrido queimaduras depois de beberem um achocolatado. Em maro de 2013, um caso semelhante voltou a ocorrer, agora com um suco de ma. Em funo de problemas semelhantes durante o processo de higienizao, o achocolatado foi contaminado por gua sanitria e o suco de ma substitudo por soda custica 2,5 %. Pode-se afirmar que, comparados aos produtos no contaminados, os lquidos que causaram problemas aos consumidores apresentavam-se

1-14 de 14