ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(UNICAMP - 2017 - 2 FASE)Uma das alternativas para

(UNICAMP - 2017 - 2ª FASE)

Uma das alternativas para o tratamento de lixo sólido consiste na tecnologia de reciclagem quaternária, em que o lixo sólido não perecível é queimado em usinas específicas. Nessas usinas, os resíduos oriundos da queima são retidos e não são emitidos diretamente para o meio ambiente. Um dos sistemas para retenção da parte gasosa dos resíduos apresenta um filtro que contém uma das seguintes substâncias: Na2CO3, NaOH, CaO ou CaCO3.

a) Considere a seguinte afirmação: essa tecnologia apresenta dupla vantagem porque, além de resolver o problema de ocupação do espaço, também gera energia. Responda, inicialmente, se concorda totalmente, concorda parcialmente ou se discorda totalmente dessa afirmação e, em seguida, justifique sua escolha.

b) Durante a queima que ocorre no tratamento do lixo, os seguintes gases podem ser liberados: NO2, SO2 e CO2. Escolha um desses gases e indique um filtro adequado para absorvê-lo, dentre as quatro possibilidades apresentas no enunciado. Justifique sua escolha utilizando uma equação química.