ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(UNICAMP - 2018 - 2 FASE) Termmetros clnicos conve

(UNICAMP - 2018 - 2ª FASE) Termômetros clínicos convencionais, de uso doméstico, normalmente baseiam-se na expansão térmica de uma coluna de mercúrio ou de álcool, ao qual se adiciona um corante. Com a expansão, o líquido ocupa uma parte maior de uma coluna graduada, na qual se lê a temperatura.

a) O volume de álcool em um termômetro é V0 = 20 mm3 a 25 ºC, e corresponde à figura (a). Quando colocado em contato com água aquecida, o termômetro apresenta a leitura mostrada na figura (b). A escala está em milímetros, a área da secção reta da coluna é A = 5,0 x 10-2 mm2. O aumento do volume, ∆V, produzido pelo acréscimo de temperatura ∆T, é dado por \(\frac{\Delta V}{V_0} ={\gamma} \Delta T\). Se para o álcool \(\mathrm{{\gamma} = 1,\!25 \times 10^{-3}\, ^{\circ}\!C^{-1}}\), qual é a temperatura T da água aquecida?

b) Os termômetros de infravermelho realizam a medida da temperatura em poucos segundos, facilitando seu uso em crianças. Seu funcionamento baseia-se na coleta da radiação infravermelha emitida por parte do corpo do paciente. A potência líquida radiada por unidade de área do corpo humano é dada por Φ = 4 σ T03 ∆T, sendo σ ~ 6 x 10-8 W/m2 K4 a constante de Stefan-Boltzmann, T0 = 300 K a temperatura ambiente e ∆T = Tcorpo – T0 a diferença entre a temperatura do corpo, que deve ser medida, e a temperatura ambiente. Sabendo que em certa medida de temperatura Φ = 64,8 W/m2 , encontre a temperatura do paciente em ºC. Lembre-se que θ (ºC) ~ T (K) - 273.

 

Figura da Folha de Respostas