Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
MEDICINAITA - IMEENEMENTRAR
Logo do Facebook   Logo do Instagram   Logo do Youtube

Conquiste sua aprovação na metade do tempo!

No Kuadro, você aprende a estudar com eficiência e conquista sua aprovação muito mais rápido. Aqui você aprende pelo menos 2x mais rápido e conquista sua aprovação na metade do tempo que você demoraria estudando de forma convencional.

Questões de Química - UNICAMP 2019 | Gabarito e resoluções

1-15 de 17chevron right center
Questão 1
2019Química

(UNICAMP - 2019 - 2 FASE) A fermentao de alimentos ricos em acares um processo prejudicial sade bucal, pois promove um ataque qumico ao esmalte dos dentes. A parte inorgnica dos dentes formada por uma substncia chamada hidroxiapatita, que, em um ambiente bucal saudvel, apresenta baixa solubilidade. Essa solubilidade pode ser equacionada da seguinte forma: a) Algumas caractersticas da saliva se alteram na presena de alimentos. Considerando que o prejuzo aos dentes causado pela ingesto de diferentes fontes de acar obedece ordem cana frutas mel, preencha com as palavras cana, frutas e mel a tabela do espao de respostas e explique em que se baseou a sua escolha. b) O uso de gua fluoretada e de produtos com flor recomendado para a sade bucal. Explique a vantagem do uso do fluoreto levando em conta a equao informada acima e a equao de dissoluo da fluoroapatita abaixo; indique tambm possveis correlaes entre essas equaes.

Questão 2
2019Química

(UNICAMP - 2019 - 2 FASE) A pesquisa em alimentos est sempre procura de novos produtos, ou novas formulaes para antigos produtos, tanto para melhorar sua qualidade quanto para ampliar as opes do consumidor. Um estudo recente, realizado pela Faculdade de Engenharia de Alimentos da UNICAMP, avaliou a preparao de mortadela com diferentes formulaes (F). Alguns resultados desse trabalho so apresentados na tabela abaixo. Dados: F1: 2% de NaCl; controle. F2: 1% de NaCl, 0,5% de KCl e 0,5% de CaCl2. F3: 1% de NaCl. UFC: unidades formadoras de colnias (tomar como sinnimo de quantidade de microrganismos). a) Considerando os resultados apresentados e seus conhecimentos, cite e comente dois objetivos possveis desse estudo com relao ao NaCl. b) Indique uma concluso que se pode extrair desse estudo. Escolha e compare duas formulaes para justificar sua resposta.

Questão 3
2019Química

(UNICAMP - 2019 - 2 FASE) O bioplstico PLA (policido ltico) obtido pela polimerizao do cido ltico, um insumo que geralmente se origina da fermentao de acares provenientes do milho ou da cana-de-acar. Esse bioplstico fabricado em larga escala em plantas industriais que funcionam base de leo cru, carvo ou gs natural. O PLA j hoje uma realidade comercial, logo importante que ele seja claramente identificado na embalagem para facilitar a sua distino entre outros plsticos. Ao ser descartado em ambientes com muito oxignio e na presena de microrganismos, esse bioplstico rapidamente oxidado a gs carbnico e gua. Contudo, em ambientes com pouco oxignio, como aterros sanitrios, o PLA se decompe muito lentamente ao reagir com a umidade, formando gs carbnico e metano. a) Levando em conta as informaes do texto, cite e comente uma desvantagem da produo do PLA e escreva a equao qumica para a formao do dmero desse cido, sabendo que ele obtido por uma condensao (com a liberao de gua). b) Levando em conta as informaes do texto, cite e comente uma desvantagem do ps-consumo do PLA e escreva a equao qumica para uma das formas de decomposio do dmero do cido ltico.

Questão 4
2019Química

(UNICAMP - 2019 - 2 FASE) Em um estudo recente, que avaliou a toxicidade em clulas humanas de pesticidas eficazes no combate a pragas, comenta-se: pesticidas so usados no mundo todo como misturas denominadas formulaes. Essas misturas contm adjuvantes, frequentemente mantidos como confidenciais e chamados de inertes pela indstria produtora. As formulaes tambm incluem um princpio ativo, que frequentemente testado sozinho. A figura a seguir mostra parte dos resultados obtidos no referido estudo. a) Considerando as informaes dadas, indique em qual condio experimental as clulas humanas foram mais afetadas. Justifique sua resposta com base nos grficos. b) O pargrafo 11 do artigo 3do PL No 6.299, de 2002 (conhecido como Lei do Veneno), estabelece: As condies a serem observadas para a autorizao de uso de pesticidas de controle ambiental e afins devero considerar os limites mximos de resduos estabelecidos nas monografias de ingrediente ativo publicadas pelo rgo federal de sade. Pensando na sade humana, que recomendao tcnica voc daria a um deputado que fosse votar essa lei, especificamente para esse pargrafo? Justifique levando em conta as informaes dos grficos e do enunciado.

Questão 5
2019Química

(UNICAMP - 2019) O abacateiro originrio do Mxico e da Amrica Central, sendo uma das plantas mais produtivas por unidade de rea de cultivo. Nas diferentes variedades encontradas no Brasil, os frutos tm composio bem variada. A tabela abaixo mostra alguns atributos dos frutos de duas diferentes espcies (informaes relativas a 100 g de polpa). A energia a que se refere a tabela, popularmente conhecida como contedo (valor) energtico, corresponde energia de metabolismo dos ingredientes presentes na polpa do abacate. a) Levando em conta a tabela, calcule os valores de energias associadas a carboidratos e a lipdios em kJ por grama, considerando que as energias correspondentes a protenas e a carboidratos so aproximadamente iguais. Apresente seus clculos. b) Uma antiga receita de sabo de abacate prope, entre outros ingredientes e procedimentos, o aquecimento da polpa da fruta na presena de soda custica (NaOH). Levando em conta as informaes dadas, escolha um dos componentes presentes no abacate que leve formao do produto desejado e escreva a equao qumica correspondente, empregando a estrutura qumica apropriada. Estruturas qumicas dos componentes do abacate:

Questão 6
2019Química

(UNICAMP - 2019 - 2 FASE) A reao de evoluo de oxignio (REO) e a reao de evoluo de cloro (REC) so dois processos eletroqumicos de alta relevncia na decomposio da gua para a converso da energia solar e na produo de insumos qumicos, respectivamente. Realizar esses dois processos separadamente um grande desafio quando se trata do uso de gua do mar. Assim comea o resumo de um estudo recente, em que pesquisadores investigaram a construo de um eletrodo para a eletrlise da gua do mar em baixo valor de pH. Sabe-se que, nas condies avaliadas, o IrOx promove as duas reaes (REO e REC) e permevel a todas as espcies presentes na gua do mar, ao passo que o MnOx no promove nenhuma das duas reaes e impermevel aos ons cloreto. (Adaptado de The Journal of the American Chemical Society, v. 140, p. 10270-10281, 2018.) a) Do ponto de vista qumico, por que utilizar a gua do mar seria um desafio? E por que vencer esse desafio seria til sociedade? b) Os pesquisadores foram bem sucedidos no objetivo experimental ao empregar os dois xidos na construo do anodo para a eletrlise da gua do mar. Complete os espaos em branco da figura abaixo utilizando as opes fornecidas, de forma a ilustrar corretamente o resultado obtido nesse estudo. Imagem da folha de respostas:

Questão 14
2019BiologiaQuímica

(UNICAMP - 2019 - 2 fase - Questo 2) Nos ltimos anos, foram desenvolvidos vrios processos tecnolgicos para a biodegradao dos plsticos PE (polietileno) e PET (polietilenotereftalato), amplamente utilizados na fabricao de embalagens. Em pases desenvolvidos, apenas do total de PE produzido reciclado; o restante descartado em aterros sanitrios ou queimado por combusto, resultando em enorme nus ambiental. a)Em um estudo inicial, verificou-se que lagartas vivas da mariposa Galleria mellonella so capazes de reduzir a massa de sacolas plsticas de PE. Posteriormente, lagartas dessa espcie foram maceradas para produzir um extrato lquido, que foi ento depositado por 10 horas sobre um pedao de PE. O grfico abaixo mostra a massa restante por cmde PE na ausncia e na presena do extrato aps 10 horas. Por que os dados do grfico confirmam que a reduo da massa das sacolas plsticas causada pela presena das lagartas vivas no resultado apenas da mastigao mecnica pelos insetos? Considerando que a taxa de degradao de PE definida no grfico permanece constante, quantas horas seriam necessrias para uma quantidade suficiente de extrato degradar todo o pedao de PE? Explique. b) Mais recentemente, um grupo de pesquisadores descobriu uma bactria encontrada em aterros sanitrios no Japo, denominada Ideonella sakaiensis, capaz de fragmentar o PET em unidades menores, processo que depende de uma enzima especfica, chamada PETase. Foi sugerido que o genoma da I. sakaiensis poderia ser utilizado para a criao de uma bactria transgnica a ser empregada em processos industriais de reciclagem de resduos plsticos. O que transgenia? Para criar tal bactria transgnica, que parte do genoma da I. sakaiensis seria essencial?

Questão 17
2019Química

(UNICAMP - 2019 - 1 FASE) O refluxo gastroesofgico o retorno do contedo do estmago para o esfago, em direo boca, podendo causar dor e inflamao. A pHmetria esofgica de longa durao um dos exames que permitem avaliar essa doena, baseando-se em um resultado como o que mostrado a seguir. Dados: O pH normal no esfago mantm-se em torno de 4 e o pH da saliva entre 6,8-7,2. Assim, episdios de refluxo gastroesofgico acontecem quando o valor de pH medido

Questão 18
2019Química

(UNICAMP - 2019 - 1 FASE) Dois estudantes, de massa corporal em torno de 75 kg, da Universidade de Northumbria, no Reino Unido, quase morreram ao participar de um experimento cientfico no qual seriam submetidos a determinada dose de cafena e a um teste fsico posterior. Por um erro tcnico, ambos receberam uma dose de cafena 100 vezes maior que a dose planejada. A dose planejada era de 0,3 g de cafena, equivalente a trs xcaras de caf. Sabe-se que a Unio Europeia, onde o teste ocorreu, classifica a toxicidade de uma dada substncia conforme tabela a seguir. Categoria DL50 (mg/kg de massa corporal) muito txica menor que 25 txica de 25 a 200 nociva de 200 a 2000 Considerando que a DL50 dose necessria de uma dada substncia para matar 50% de uma populao da cafena de 192 mg/kg, no teste realizado a dose aplicada foi cerca de

Questão 19
2019Química

(UNICAMP - 2019 - 1 FASE) Fake News ou no? Hoje em dia, a disponibilidade de informaes muito grande, mas precisamos saber interpret-las corretamente. Um artigo na internet tem o seguinte ttulo: Glutamato monossdico, o sabor que mata!. Em determinado ponto do texto, afirma-se: S para voc ter ideia dos riscos, organizaes internacionais de sade indicam que a ingesto diria de sdio para cada pessoa seja de 2,3 gramas. O glutamato composto por 21% de sdio e, com certeza, no ser o nico tempero a ser acrescentado ao seu almoo ou jantar. Alm disso, o realador (glutamato) s conta um tero do nutriente que encontrado no sal de cozinha. Dados de massas molares em gmol-1: sdio = 23, cloreto = 35,5, glutamato monossdico = 169. Para tornar a argumentao do artigo mais consistente do ponto de vista qumico, voc sugeriria a seguinte reescrita dos trechos destacados:

Questão 20
2019Química

(UNICAMP - 2019 - 1 FASE) De tempos em tempos, o mundo se choca com notcias sobre o uso de armas qumicas em conflitos. O sarin um composto organofosforado lquido, inspido, incolor e inodoro, altamente voltil, que se transforma em gs quando exposto ao ar, sendo um dos principais alvos dessas notcias. Em 1955, um projeto confidencial do exrcito americano estudou a eficincia de hipoclorito na eliminao de sarin em ambientes contaminados. A tabela a seguir mostra alguns resultados obtidos nesse estudo. pH [ClO] t1/2(min) 5 2,8 96 6 2,8 11 7 0,4 13 8 0,04 33 9 0,04 18 Sendo t1/2 o tempo para a concentrao do sarin cair metade, de acordo com a tabela a reao mais rpida em

Questão 21
2019Química

(UNICAMP - 2019 - 1 FASE) A adio de biodiesel ao diesel tradicional uma medida voltada para a diminuio das emisses de gases poluentes. Segundo um estudo da FIPE, graas a um aumento no uso de biodiesel no Brasil, entre 2008 e 2011, evitou-se a emisso de 11 milhes de toneladas de CO2(gs carbnico). (Adaptado de Guilherme Profeta, Da cozinha para o seu carro: crcuma utilizada como aditivo de biodiesel. Cruzeiro do Sul, 10/04/2018.) Dados de massas molares em gmol-1: H=1, C=12, O=16. Considerando as informaes dadas e levando em conta que o diesel pode ser caracterizado pela frmula mnima (CnH2n), correto afirmar que entre 2008 e 2011 o biodiesel substituiu aproximadamente

Questão 22
2019Química

(UNICAMP - 2019 - 1 FASE) Em um estudo cientfico, uma fina camada de um novo filtro protetor solar foi exposta previamente radiao UVA e UVB durante diferentes intervalos de tempo, testando-se em seguida a sua eficincia em barrar essa mesma radiao. A figura a seguir mostra apenas dois dos resultados obtidos no experimento, sendo uma das curvas referente a uma exposio por 10 minutos e, a outra, a uma exposio de 30 minutos. De acordo com essa figura, na faixa de 300 a 320 nm, ao triplicar o tempo de exposio prvia, o protetor apresentou uma eficincia

Questão 23
2019Química

(UNICAMP - 2019 - 1 FASE) Episdios recentes de erupes vulcnicas tm trazido consequncias trgicas para a sociedade e para o meio ambiente. Ativo desde 1983, o Vulco Kilauea apresentou, em 2018, a sua maior erupo j registrada. Quase ao mesmo tempo, foi a vez do Vulco Fuego da Guatemala mostrar sua fora. No Kilauea no houve exploses, ao contrrio do que ocorreu no Fuego. Os especialistas afirmam que a ocorrncia de uma erupo explosiva depende da concentrao e do tipo de gases dissolvidos no magma, como SO2, HF e HCl, alm de vapor de gua e CO2 aprisionados. A figura a seguir d informaes sobre a relao entre quantidades (em mol) de SO2, HF e HCl no magma de trs vulces distintos. De acordo com a figura, em relao s quantidades de gases dissolvidos no magma, correto afirmar que as concentraes de SO2 so maiores que as de HF e de HCl

Questão 24
2019Química

(UNICAMP - 2019 - 1 FASE) Recentemente, o FDA aprovou nos EUA a primeira terapia para o tratamento da fenilcetonria, doena que pode ser identificada pelo teste do pezinho. Resumidamente, a doena leva ao acmulo de fenilalanina no corpo, j que ela deixa de ser transformada em tirosina, em funo da deficincia da enzima fenilalanina hidroxilase (PAH). As curvas do grfico a seguir podem representar o processo metablico da converso de fenilalanina em tirosina em dois indivduos: um normal e outro que apresenta a fenilcetonria. Considerando o grfico e as caractersticas da doena, correto afirmar que o eixo y corresponde concentrao de

1-15 de 17chevron right center