ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(UNICAMP - 2019 - 2 FASE)Em um estudo recente, que

Química | Físico-Química | cinética química | fatores que afetam as velocidades de reação | concentração
Química | Química Geral | química ambiental
UNICAMP 2019UNICAMP QuímicaTurma ENEM Kuadro

(UNICAMP - 2019 - 2ª FASE)

Em um estudo recente, que avaliou a toxicidade em células humanas de pesticidas eficazes no combate a pragas, comenta-se: “pesticidas são usados no mundo todo como misturas denominadas formulações. Essas misturas contêm adjuvantes, frequentemente mantidos como confidenciais e chamados de inertes pela indústria produtora. As formulações também incluem um princípio ativo, que é frequentemente testado sozinho.” A figura a seguir mostra parte dos resultados obtidos no referido estudo.

 

a) Considerando as informações dadas, indique em qual condição experimental as células humanas foram mais afetadas. Justifique sua resposta com base nos gráficos.


b) O parágrafo 11 do artigo 3º do PL No 6.299, de 2002 (conhecido como “Lei do Veneno”), estabelece: “As condições a serem observadas para a autorização de uso de pesticidas de controle ambiental e afins deverão considerar os limites máximos de resíduos estabelecidos nas monografias de ingrediente ativo publicadas pelo órgão federal de saúde.” Pensando na saúde humana, que recomendação técnica você daria a um deputado que fosse votar essa lei, especificamente para esse parágrafo? Justifique levando em conta as informações dos gráficos e do enunciado.