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VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(UNICAMP - 2021 - 1 FASE - 2 dia de aplicao)A Amaz

(UNICAMP - 2021 - 1ª FASE - 2º dia de aplicação)

A Amazônia em chamas, a censura voltando, a economia estagnada, e a pessoa quer falar de quê? Dos cafonas. Do império da cafonice que nos domina. O cafona fala alto e se orgulha de ser grosseiro e sem compostura. Acha que pode tudo. Não há ética que caiba a ele. Enganar é ok. Agredir é ok. Gentileza, educação, delicadeza, para um convicto e ruidoso cafona, é tudo coisa de maricas. O cafona fura filas, canta pneus e passa sermões. Despreza a ciência, porque ninguém pode ser mais sabido que ele. O cafona quer ser autoridade, para poder dar carteiradas. Quer bajular o poderoso e debochar do necessitado. Quer andar armado. Quer tirar vantagem em tudo. Unidos, os cafonas fazem passeatas de apoio e protestos a favor. Atacam como hienas e se escondem como ratos. Existe algo mais brega do que um rico roubando? Algo mais chique do que um pobre honesto? É sobre isso que a pessoa quer falar, apesar de tudo que está acontecendo. Porque só o bom gosto pode salvar este país.

(Adaptado de Fernanda Young, Bando de cafonas. Publicado em https: //oglobo.globo.com/cultura/em-sua-ultima-coluna-fernanda-young-sent enciacafonice-detesta-arte-23903168. Acessado em 27/05/2020.)

*cafona: quem tem ou revela mau gosto (roupa cafona); que revela gosto ou atitude vulgares. (Adaptado de aulete.com.br.)

 

Em relação aos recursos de coesão usados na construção do texto, é correto afirmar que:

A

a “economia estagnada” é retomada no uso da expressão “dar carteiradas”.

B

o uso de “isso”, no final do texto, retoma as ideias de cafonice e honestidade.

C

“apesar de tudo”, na penúltima linha, retoma o que a autora denomina “império da cafonice”.

D

o “porque”, na última linha, explica que o país precisa do bom gosto dos cafonas.