(UNICENTRO - 2005) Sobre a crise do Antigo Sistema Colonial Espanhol e o processo de emancipação da América do Sul, é correto afirmar:
A subordinação ao Pacto Colonial facilitou a implantação das fábricas e manufaturas nas colônias, que passaram a produzir mercadorias e a concorrer com os países europeus.
A língua comum – o castelhano – e a proximidade geográfica das colônias da América Espanhola foram determinantes para a unidade das populações na luta pela sua independência.
Os ideais liberais surgidos no século XVIII, na Europa, influenciaram e deram fundamentação teórica à aristocracia “criolla” na luta pela independência das colônias hispano-americanas.
O Bloqueio Continental, decretado por Napoleão em 1808, enfraqueceu o intercâmbio entre a Espanha e as áreas coloniais hispano-americanas, fortalecendo, por conseguinte, a coesão dos movimentos pela independência.
A unidade étnica e social nas áreas coloniais fortaleceu o desejo coletivo pela independência e implantação dos ideais republicanos.