ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(UNICENTRO - 2012) Em 1 de dezembro de 1955, a cos

(UNICENTRO - 2012) Em 1º de dezembro de 1955, a costureira negra Rosa Parks chegou ao seu limite. Mais num desabafo espontâneo do que por cálculo, ela se recusou a ceder seu assento num ônibus da cidade de Montgomery, do Alabama, a um homem branco. Rosa — que morreu no dia 24 [novembro de 2012], aos 92 anos de idade — foi presa, fichada, pagou multa de 14 dólares e mudou a história americana.

(A Coragem de dizer “não”. Veja. São Paulo: Abril, 2 nov. 2005.).

A mudança na história americana referida no texto diz respeito

A

ao desencadeamento da luta dos negros norte-americanos pelos direitos civis, levando à instalação dos programas de políticas afirmativas.

B

ao “banho de sangue” que manchou a história do país, em vista da resistência dos brancos em todo o território americano contra os direitos dos negros.

C

à conquista dos negros do direito de se concentrarem e controlarem determinados estados, sem o direito de circularem em outros.

D

à derrubada do sistema de “apartheid”, que separava negros e brancos em territórios incomunicáveis, nas cidades norteamericanas.

E

à eleição de Martin Luther King como primeiro governador negro do Estado de Alabama, onde ocorreu o “episódio de Rosa Parks”.