ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(UNICENTRO 2014)Leia o texto a seguir.O pensamento

Filosofia | filosofia contemporânea | Escola de Frankfurt
UNICENTRO 2014UNICENTRO FilosofiaTurma ENEM Kuadro

(UNICENTRO 2014)

Leia o texto a seguir.

O pensamento crítico é motivado pela tentativa de superar realmente a tensão, de eliminar a oposição entre a consciência dos objetivos, espontaneidade e racionalidade, inerentes ao indivíduo, de um lado, e as relações do processo de trabalho, básicas para a sociedade, de outro. O pensamento crítico contém um conceito de homem que contraria a si enquanto não ocorrer esta identidade. 

(HORKHEIMER, M. Teoria tradicional e teoria crítica. São Paulo: Abril Cultural, 1975. p.140. Coleção: Os Pensadores.)

Com base no texto e nos conhecimentos acerca de Max Horkheimer, assinale a alternativa correta.

A

A racionalidade crítica se assenta em um tipo de conhecimento denominado puro que se apresenta desvinculado da ação, o que prova a autonomia dos seres humanos e da ciência.

B

A razão crítica, representada principalmente pelo pragmatismo americano, postula a necessidade de predominância da lógica da verdade sobre a lógica da probabilidade.

C

A teoria crítica permite a compreensão de que o conhecimento tem materialidade, envolvimento concreto e relação direta com a sociedade, o que faz aparecer a articulação da teoria e da prática.

D

A teoria crítica afirma que a razão é incapaz de determinar se um fim é desejável ou não, por isso a razão suspende a possibilidade de um juízo.

E

Para a teoria crítica, há uma relação necessária entre os avanços da ciência e da técnica com os progressos conquistados pela civilização humana ao longo da história.