ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

Sequoia uma gimnosperma do gnero das conferas. con

Sequoia é uma gimnosperma do gênero das coníferas. É considerada um dos maiores e mais antigos seres vivos da Terra. Há milhões de anos, essas árvores cresciam em grandes florestas na maior parte do mundo. Apenas duas espécies de sequoias verdadeiras sobrevivem, além de uma espécie chinesa que pertence à mesma família. Os dois tipos de sequoia verdadeira – a sempre-verde e a gigante – são encontrados principalmente nos EUA. Muitas das sequoias-gigantes são milenares. Estima-se que o exemplar norte-americano “Árvore do General Sherman”, por exemplo, tenha cerca de 3.500 anos.

Sobre as gimnospermas são feitas algumas ponderações:

I . Algumas gimnospermas, como o pinheiro-europeu, apresentam estróbilos monoclinos que através da hercogamia inviabilizam a autopolinização, contribuindo para minorar o hibridismo e potencializar a variabilidade genética.

II. Após a deposição do pólen sobre o estigma receptivo, este germina, produzindo o tubo polínico, que cresce através do estilete, penetrando através da micrópila, o óvulo. Ao atingir o saco embrionário, o tubo se rompe liberando os dois núcleos espermáticos, sendo que um fecundará a oosfera, originando um zigoto e o outro se unirá aos 2 núcleos polares, originando um tecido de reserva, o endosperma ou albúmen.

III. O pinhão é do tipo cariopse deiscente partenocárpico que se abre para liberar sementes portadoras de um tecido de reserva diploide, oriundo do megasporângio. O fogo ecológico e a gralha azul são muito importantes na disseminação dos pinhões.

IV. No início da primavera, os microsporócitos presentes nos microsporângios dividem-se por meiose, cada um deles produzindo quatro micrósporos haploides. Cada micrósporo diferencia-se em grão de pólen alado.

V. Em algumas gimnospermas primitivas é comum a ocorrência de cleistogamia, ou seja, mecanismo que permite a autofecundação antes de ocorrer a abertura do estróbilo díclino feminino. Nesse caso a protandria e a protoginia são mecanismos ineficazes. Assim quanto mais baixa a variabilidade gênica maior a propensão do vegetal desenvolver parasitoses, devido ao bloqueio da ação das fitoalexinas.

A

Todas as alternativas são verdadeiras.

B

Todas as alternativas são falsas.

C

Apenas a alternativa IV é verdadeira.

D

Apenas as alternativas I e V são falsas.

E

Apenas as alternativas I, III e V são falsas.