ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(Unifor 2014) As revelações do ex-técnico da Agênc

(Unifor 2014) As revelações do ex-técnico da Agência Americana de Segurança (NSA), Edward Snowden, no sentido de que o governo americano vem coletando, há bastante tampo, informações de seus cidadãos e de cidadãos estrangeiros provocaram reações, especialmente de protesto, no mundo todo e, dentre outros efeitos, puseram em discussão a atuação dos órgãos de inteligência nacionais. Na história recente do Brasil, ocupou lugar de destaque o Sistema Nacional de Informações – SNI.


Analise as afirmativas a seguir, relacionadas ao SNI:
I. Foi criado por Getúlio Vargas, durante o período da ditadura (1937-1945), com o objetivo principal de espionar os que eram considerados inimigos do regime.
II. Teve como idealizador o General Golbery da Costa e Silva e foi criado em junho de 1964, no governo do Marechal Castelo Branco.
III. Foi extinto logo após a redemocratização do país, em 1982, no governo de José Sarney, encerrando definitivamente a existência de órgãos dessa natureza no Brasil.
IV. Continuou em atividade após o fim da ditadura militar, sendo extinto apenas em 1990 e foi sucedido pela Agência Brasileira de Informações – ABIN, em 1999.
V. Dois ex-chefes do SNI, que tinham o status de ministro e carta branca para várias ações, foram indicados para o cargo de Presidente da República.


São CORRETAS apenas as afirmativas:

A
II, IV e V.
B
I, III e IV.
C
I, II e III
D
II, III e V.
E
I, IV e V.