ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(Unifor - Medicina 2023) Leia atentamente a notcia

(Unifor - Medicina 2023)  Leia atentamente a notícia abaixo sobre a importância da inteligência artificial no combate ao tráfico de animais.

“Pesquisadoras australianas desenvolveram uma nova possibilidade de controle de tráfico de animais. Em seu estudo, elas descrevem como usam de inteligência artificial e “tomografias em tempo real” para identificar contrabandos em linhas de frente internacionais, como centros postais e aeroportos. A pesquisa documenta várias espécies da vida selvagem com a técnica de imagem da “tomografia em tempo real” para construir uma base de dados para um algoritmo. As cientistas usaram uma série de raios X para digitalizar um animal, produzindo uma imagem tridimensional dele – que era usada para treinar a inteligência artificial. Dessa forma, ao escanear uma mala ou pacote, o algoritmo alertará a infração. Foram usadas um total de 294 varreduras de 13 espécies de lagartos, pássaros e peixes para desenvolver a inteligência artificial, com uma taxa de detecção de 82% e alarme falso em apenas 1,6% das vezes”. 

Disponível em <https://super.abril.com.br/ciencia/inteligencia-artificial-e-usada-para-detectar-trafico-de-animais/>. Acesso em: 10 out. 2022.

A partir dos dados acima, assinale a alternativa correta sobre o combate ao tráfico de animais. 

A

Com registros de falsos alarmes, fica claro que a inteligência artificial confundirá animais domésticos com tráfico da vida selvagem. 

B

Por meio da tentativa de escanear diferentes animais, observa-se o risco à vida selvagem, tornando a inteligência artificial perigosa.  

C

Com a produção de imagem tridimensional por meio de tomografia, compreende-se o alto custo da inovação, tornando-a inviável. 

D

Com o uso da inteligência artificial, a detecção humana não será mais a única arma no combate ao tráfico da vida selvagem.

E

Na possibilidade de equipar os aeroportos com a referida tecnologia, destaca-se o transtorno no tempo de espera dos passageiros.