(UNIMONTES 2018) Considere os seguintes excertos: Dionísio já havia sido afugentado do palco trágico e o fora através do poder demoníaco que falava pela boca de Eurípedes. Também Eurípedes foi, em certo sentido, apenas máscara: a divindade, que falava por sua boca, não era Dionísio, tampouco Apolo, porém um demônio de recentíssimo nascimento, chamado Sócrates. Nietzsche, F.O Nascimento da Tragédia ou Helenismo e Pessimismo. Trad. J. Guinsburg. São Paulo: Companhia das Letras, 1996. ONascimento da tragédiatem dois objetivos principais: a crítica da racionalidade conceitual instaurada na filosofia por Sócrates e Platão; a apresentação da arte trágica, expressão das pulsões artísticas dionisíaca e apolínea, como alternativa à racionalidade. Machado, R. Arte e filosofia noZaratustrade Nietzsche In: Novaes, A. (org.)Artepensamento. São Paulo. Companhia das Letras, 1994 Os trechos acima aludem diretamente à crítica nietzschiana referente à atitude estética que
(UNIMONTES 2017) O sculo XVIII caracterizado como o sculo da moral, como tempo marcado profundamente peloIluminismo, um projeto pedaggico-poltico de construo da autonomia da razo e emancipao de homens e mulheres, fornecendo-lhes meios intelectuais para uma ao consciente, conforme Gallo. Nesse tempo, desenvolve-se o grande projeto tico de Immanuel Kant, com a sua destacada obra Fundamentao da metafsica dos costumes (1785), aprofundado em Crtica da Razo Prtica (1788). Na atualidade, no h como pensar em moral e tica sem recorrer s obras de Kant. Em relao a esse filsofo, assinale a alternativaCORRETA.
(UNIMONTES 2015) Havia, na Grcia antiga, na cidade de Delfos, um santurio dedicado ao deus Apolo, deus da luz, da razo e do conhecimento verdadeiro, o patrono da sabedoria. Sobre o portal de entrada desse santurio, estava escrita a mensagem do deus ou o principal orculo de Apolo, que passou a ter grande significado na filosofia ocidental a partir de Scrates. A frase talhada na entrada do santurio dizia:
(Unimontes 2013) A confiança na razão e na capacidade de o conhecimento levar a humanidade a um patamar mais alto de progresso, regenerando o mundo através da conquista da natureza e promovendo a felicidade aqui na terra, tornou-se bandeira e símbolo do movimento de crítica cultural que é conhecido como Iluminismo. É esse movimento de ideias que alcança seu ponto culminante com a Revolução Francesa e o novo quadro sociopolítico por ela configurado que terá um impacto decisivo na formação da Sociologia e na definição de seu principal foco: o conflito entre o legado da tradição e as forças da modernidade. São aspectos desse debate, EXCETO
(UNIMONTES - 2013) O pensamento de Nietzsche (1844-1900) orienta-se no sentido de recuperar as foras vitais, instintivas, subjugadas pela razo durante sculos. Para tanto, critica Scrates por ter sido o primeiro a encaminhar a reflexo moral em direo ao controle racional das paixes. Escreve A Genealogia da Moral. Nesse texto, distingue uma moral herdeira do pensamento socrtico-platnico e uma moral positiva que visa conservao da vida e dos seus instintos fundamentais. Nietzsche as denomina de
(UNIMONTES - 2013) Muitos pensam que os mitos so lendas restritas aos povos tribais e que teriam desaparecido com a crtica do pensamento cientfico moderno. No que se refere ao mito, podemos afirmar, EXCETO:
(UNIMONTES - 2013) Deleuze e Guattari entendem a filosofia como possibilidade de instaurao do caos. Nesse sentido, a filosofia capaz de criticar a si mesma e tambm s outras formas de pensar e agir. Com relao filosofia, podemos afirmar:
(UNIMONTES - 2013) Para Epicuro (341 270 a.C), a morte nada significa porque ela no existe para os vivos, e os mortos no esto mais aqui para explic-la. De fato, quando pensamos em nossa prpria morte, podemos nos imaginar mortos, mas no sabemos o que a experincia do morrer. Epicuro lamenta que
(UNIMONTES 2012) A Escola de Frankfurt foi fundada em 1923, sob o nome de Instituto para a Pesquisa Social. Marque a alternativa que contempla os principais pensadores da Escola de Frankfurt.
(Unimontes 2012) As ideias de Aristóteles são até hoje parte importante da cultura ocidental. A obra desse filósofo é vastíssima e compreende uma centena de volumes. Das obras abaixo, assinale a alternativa que indica obras de Aristóteles.
(UNIMONTES - 2012) A palavra empirismo vem do grego empeiria, que significa experincia. O empirismo, ao contrrio do racionalismo, enfatiza o papel da experincia sensvel no processo do conhecimento. Das alternativas abaixo sobre o empirista David Hume, marque aINCORRETA.
(UNIMONTES 2012) O filsofo alemo Edmund Husserl diz que ele sabe o que filosofia, ao mesmo tempo que no sabe. Isto , a explicitao do que a filosofia j uma questo filosfica. A presente afirmao indica que a filosofia no um saber acabado. Das alternativas abaixo, marque a mais prxima da atitude filosfica.
(UNIMONTES - 2012) Como podemos conhecer? Eis uma questo central da investigao filosfica. Uma das respostas mais radicais foi formulada pelo filsofo francs Ren Descartes, que escreveu um texto que colaborou de maneira significativa para a cincia moderna. Marque a alternativa que indica a obra de Ren Descartes.
(UNIMONTES 2012/2)Em todos os estados e condies, o verdadeiro remdio contra a fora sem autoridade opor-lhe a fora. O emprego da fora sem autoridade coloca sempre quem dela faz uso num estado de guerra, como agressor, e sujeita-o a ser tratado da mesma forma. (Locke, Segundo Tratado Sobre o Governo, Col. Pensadores, p.88-101). John Locke, pensador ingls, teve papel importante na trajetria da teoria do conhecimento. Marque a alternativa que melhor representa a contribuio do referido pensador.
(Unimontes 2012) O pensamento de Nietzsche (1844 - 1900) orienta-se no sentido de recuperar as forças inconscientes, vitais, instintivas, subjugadas pela razão durante séculos. Para tanto, critica Sócrates por ter encaminhado, pela primeira vez, a reflexão moral em direção ao controle racional das paixões. Nietzsche faz uma crítica à tradição moral desenvolvida pelo ocidente. Marque a alternativa que indica as obras que melhor representam a crítica nietzscheana.