Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
MEDICINAITA - IMEENEMENTRAR
Logo do Facebook   Logo do Instagram   Logo do Youtube

Conquiste sua aprovação na metade do tempo!

No Kuadro, você aprende a estudar com eficiência e conquista sua aprovação muito mais rápido. Aqui você aprende pelo menos 2x mais rápido e conquista sua aprovação na metade do tempo que você demoraria estudando de forma convencional.

Questões - UNIOESTE 2016 | Gabarito e resoluções

1-9 de 9
Questão
2016Redação

PROPOSTA 1 Escreva uma CARTA DO LEITOR, para ser publicada na seção de cartas da Revista Superinteressante, posicionando-se sobre a temática contida no texto abaixo. Ensino domiciliar Cerca de 2.500 famílias brasileiras instruem os filhos fora das salas de aula - e fora da lei. Muitos deles são adeptos do unschooling, movimento que quer mais do que tirar as crianças de dentro da escola: o objetivo é tirar a escola de dentro de alunos, pais e mestres. Minha filha não sabe o que é ser obrigada a acordar cedo, colocar uma mochila nas costas, estudar o que um professor decidiu que ela deveria saber e ter de fazer uma prova para mostrar do que é capaz, conta Cleber Nunes sobre a filha Ana, de 8 anos. Nessa idade, o único compromisso de uma criança é brincar. Ela aprende só o que acha interessante. E, mesmo assim, fazemos com que isso faça parte da brincadeira. Sem agenda. Sem ritmo. O que Cleber ensina neste depoimento é o princípio do unschooling - desescolarização, em tradução livre - prática que consiste em expor a criança ao mundo, perceber seus interesses e facilitar para que cada situação seja uma chance de aprendizagem. Tudo isso fora da escola - e da lei. No Brasil, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) afirma ser dever dos pais ou responsáveis matricular os menores na rede regular de ensino a partir dos 4 anos. Veja quais são os países com mais estudantes caseiros:* EUA: 2 milhões África do Sul: 150 mil Rússia: 70 a 100 mil Reino Unido: 20 a 100 mil Canadá: 80 a 95 mil França: 12 a 23 mil *Fonte: Associação de Defesa do Ensino Domiciliar (HSLDA), EUA. (Adaptado de Camila Matos, Revista Superinteressante, ed. 348, jun./2015). ATENÇÃO: Sua carta deve ter, no mínimo, 20 linhas escritas. Assine sua carta como João ou Maria

Questão
2016Redação

PROPOSTA 2 Escreva um ARTIGO DE OPINIÃO, para ser publicado na seção Painel do Leitor de um jornal de circulação nacional, posicionando-se sobre a temática contida no texto abaixo. O amargo gosto do chocolate A polícia da Costa do Marfim libertou 48 crianças escravizadas, durante uma operação realizada em plantações no cinturão de cacau do país africano e prendeu 22 pessoas acusadas de tráfico humano e exploração infantil, afirmou a Interpol nesta segunda-feira. As prisões fazem parte de uma série de operações planejadas contra o tráfico e a exploração de crianças na África Ocidental, disse a Interpol. Muitas das marcas conhecidas pelos deliciosos e, às vezes, nutritivos chocolates (derivados do cacau) são responsáveis pelo trabalho escravo de centenas de crianças e adolescentes, algumas delas trabalhando nas lavouras há mais de um ano em condições extremas, comprometendo gravemente a sua integridade em todos os sentidos. (Adaptado de: http://g1.globo.com/mundo/noticia/2015/06/policia-liberta-48-criancas-escravizadas-na-costado-marfim.html, de 23.06.15, acessado em 12.11.15)

Questão
2016Sociologia

(Unioeste 2016) Ao analisarem a cultura e a ideologia, vários autores procuram demonstrar que esses dois conceitos não podem ser utilizados separadamente, pois há uma profunda relação entre eles, sobretudo no que diz respeito ao processo de dominação nas sociedades capitalistas. O pensador italiano Antônio Gramsci (1891-1937) analisa essa questão com base no conceito de hegemonia e no que ele chama de aparelhos de hegemonia. Por hegemonia pode-se entender o processo pelo qual uma classe dominante consegue que seu projeto seja aceito pelos dominados, desarticulando a visão de mundo autônoma de cada grupo potencialmente adversário. Isso é feito por meio dos aparelhos de hegemonia, que são as instituições no interior do Estado ou fora dele, como o sistema escolar, a igreja, os partidos políticos, os sindicatos e os meios de comunicação. Nesse sentido, cada relação de hegemonia é sempre pedagógica, pois envolve uma prática de convencimento, de ensino e aprendizagem. Para Gramsci, uma classe se torna hegemônica quando, além do poder coercitivo e policial, utiliza a persuasão, produz o consenso, que é desenvolvido mediante um sistema de ideias muito bem elaborado por intelectuais a serviço do poder, para convencer a maioria das pessoas. Por esse processo, cria-se uma cultura dominante ativa, que deve penetrar no senso comum de um povo, com o objetivo de demonstrar que a visão de mundo daquele que domina é a única possível. A ideologia não é o lugar da ilusão e da mistificação, mas o espaço da dominação, que não se estabelece somente com o uso legítimo da força pelo Estado, mas também pela direção moral e intelectual da sociedade como um todo, baseada nos elementos culturais de cada povo. Mas, Gramsci aponta também a possibilidade de haver um processo de contra hegemonia, desenvolvido por intelectuais orgânicos, vinculados à classe trabalhadora, na defesa de seus interesses. Contrapondo-se à inculcação dos ideais burgueses por meio da escola, dos meios de comunicação de massa, etc. eles combatem nessas mesmas frentes, defendendo outra forma de pensar, agir, e sentir na sociedade em que vivem.. (TOMAZI, Nelson Dácio. Sociologia para o ensino médio. 3 ed. São Paulo: Saraiva, 2013) Partindo da análise do texto transcrito acima, assinale a alternativa CORRETA.

Questão
2016Filosofia

(UNIOESTE - 2016) Os reis possuem bens temporais em abundncia e Deus prepara-lhes um grau sublime de felicidade. J os tiranos so frequentemente frustrados dos bens temporais que almejam, esto sujeitos a muitos perigos e, acima de tudo, so privados dos bens eternos, sendo-lhes reservadas as mais graves penas. Por isso, aquele que recebe a funo de governar deve realmente considerar bem todas essas coisas e se apresentar como rei e no como tirano para os seus sditos (TOMS DE AQUINO. A realeza: dedicado ao rei de Chipre. In: SEED-PR. Antologia de textos filosficos: 683). Considerando o excerto do texto acima e o pensamento de Santo Toms de Aquino, NO correto afirmar que

Questão
2016FilosofiaSociologia

(Unioeste 2016) Os estudos realizados por Michel Foucault (1926-1984) apresentam interfaces que corroboram para estudos em diversas áreas de conhecimento, entre as quais a Filosofia, Ciências Sociais, Pedagogia, Psiquiatria, Medicina e Direito. Em 1975, Foucault publicou a obraVigiar e Punir: história da violência das prisões, na qual propunha uma nova concepção de poder, a qual abandonava alguns postulados que marcaram a posição tradicional da esquerda do período. Sobre a concepção de poder foucaultiana, é CORRETO afirmar.

Questão
2016História

(UNIOESTE- 2016) Tomando como base a citao abaixo: A histria escrita do mundo , em larga medida, uma histria de guerras, porque os Estados em que vivemos nasceram de conquistas, guerras civis ou lutas pela independncia. Ademais, os grandes estadistas da histria escrita foram, em geral, homens de violncia, pois ainda que no fossem guerreiros e muitos o foram , compreendiam o uso da violncia e no hesitavam em coloc-la em prtica para seus fins. KEEGAN, John. Uma Histria da Guerra. So Paulo: Companhia das Letras, 1995, p. 399. Assinale a alternativa CORRETA.

Questão
2016Sociologia

(Unioeste 2016) Max Weber (1864-1920) afirma que devemos conceber o Estado contemporneo como uma comunidade humana que, dentro dos limites de determinado territrio [], reivindica o monoplio do uso legtimo da violncia fsica (Weber, Cincia e Poltica: duas vocaes. So Paulo: Cultrix, 2006, p. 56). Assinale a alternativa CORRETA, a respeito do significado da afirmao de Weber.

Questão
2016Sociologia

(Unioeste 2016) I. Burgueses e proletrios. A histria de todas as sociedades at hoje existente a histria das lutas de classes. Homem livre e escravo, patrcio e plebeu, senhor feudal e servo, mestre de corporao e companheiro, em resumo, opressores e oprimidos, em constante oposio, tm vivido numa guerra ininterrupta, ora franca, ora disfarada; uma guerra que terminou sempre ou por uma transformao revolucionria da sociedade inteira, ou pela destruio das classes em conflito (MARX, Karl. ENGELS, Friedrich. Manifesto Comunista. So Paulo: Boitempo, 2010, p. 40). Assinale a alternativa CORRETA: para Karl Marx (1818-1883) como se originam as classes sociais?

Questão
2016Sociologia

(Unioeste 2016) Para Gilberto Freire, a famlia, no o indivduo, nem tampouco o Estado nem nenhuma companhia de comrcio, , desde o sculo XVI, o grande fator colonizador no Brasil, a unidade produtiva, o capital que desbrava o solo, instala as fazendas, compra escravos, bois, ferramentas, a fora social que se desdobra em poltica, constituindo-se na aristocracia colonial mais poderosa da Amrica. Sobre ela, o rei de Portugal quase reina sem governar. Os senados de Cmara, expresses desse familismo poltico, cedo limitam o poder dos reis e mais tarde o prprio imperialismo ou, antes, parasitismo econmico, que procura estender do reino s colnias os seus tentculos absorventes (Gilberto Freire. Casa Grande Senzala. Rio de Janeiro: Jos Olympio. 1994, p. 19). Assinale a afirmativa CORRETA.

1-9 de 9