ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

O Chikungunya, vrus de origem africana, uma das no

O Chikungunya, vírus de origem africana, é uma das novas ameaças à saúde humana. O primeiro surto documentado causado por esse vírus ocorreu em 1952 e 1953, na Tanzânia. Os últimos 10 anos mostraram uma dispersão global do vírus: nesse período, mais de 6,5 milhões de casos foram notificados. No final de 2013, foram detectados os primeiros casos, nas Américas, de infecção autóctone — quando a transmissão ocorre por meio de mosquitos nativos. A partir do final de 2014, a febre Chikungunya se dispersou para a maior parte das ilhas do Caribe e para países da América Central, do Norte e do Sul, incluindo o Brasil. No Brasil, estados como Amapá, Bahia, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal, Minas Gerais e Roraima já notificaram casos autóctones.

(Disponível em: http://cienciahoje.uol.com.br).

 

Sobre a febre de Chikungunya, é CORRETO afirmar:

A

Os sinais e os sintomas são clinicamente parecidos com os da dengue. A principal manifestação que as difere são as fortes dores articulares, características da febre do Chikungunya. 

B

A doença é extremamente perigosa e letal, pois, na maioria dos casos, é hemorrágica, assim como a dengue. 

C

A doença é causada por um vírus do gênero Alphavirus e é transmitida principalmente por mosquitos do gênero Anopheles

D

 

Os vetores da doença são insetos hematófagos (fêmeas), que picam principalmente durante a noite, e são amplamente encontrados em áreas urbanas e rurais.