ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

O Censo Demogrfico 2010 apresentou as caracterstic

O Censo Demográfico 2010 apresentou as características demográficas brasileiras, abordando a evolução da população brasileira, vista através da taxa de crescimento e de indicadores básicos de natalidade, mortalidade, idade e sexo que traçam o perfil da população brasileira, contextualizando, no tempo e no espaço, as mudanças operadas na distribuição espacial da população no Território Nacional. Em relação à evolução demográfica, são apresentados os seguintes dados:

 

Documento I

Documento II

A partir da leitura e interpretação dos documentos apresentados, julgue as afirmativas como verdadeiras (V) ou como falsas (F).

( ) É possível aferir a partir do Documento I que a taxa média geométrica de crescimento anual vem decrescendo no período 1991/2010, entre os Censos Demográficos de 2000 e 2010, refletindo a continuidade do processo de declínio da fecundidade no País.

( ) O Documento II apresenta a Pirâmide Etária Brasileira, na qual se pode observar que devido ao afunilamento de sua base ao longo dos anos, a taxa de natalidade brasileira mantém-se positiva e em crescimento contínuo durante o período de 1991-2010.

( ) Uma análise da Pirâmide Etária apresentada no Documento II, possibilita pensar sobre a necessidade de planejamento em relação às políticas públicas, direcionando os esforços do Estado para políticas ligadas à Previdência Social e à Saúde dos idosos, tendo em vista o aumento da expectativa de vida da população brasileira.

( ) A partir da interpretação dos dados apresentados no Documento I, a maior concentração da população brasileira está na Região Sudeste, enquanto a Região Norte apresenta a menor população dentre as Grandes Regiões brasileiras.

A sequência CORRETA é a seguinte:

A

V — V — F — V 

 

B

V — F — V — F 

 

C

F — F — V — V

D

F — V — F — V