ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

O corpo humano tem clulas unidas por junes celular

O corpo humano tem células unidas por junções celulares, organizadas em tecidos, órgãos e sistemas. Acerca dos tecidos humanos, são feitas cinco afirmações.

 

I. Esse tecido tem células que se contraem quando são estimuladas, consumindo ATP. As células que são ligadas aos ossos podem ser controladas voluntariamente, enquanto as demais têm contração involuntária.

II. Esse tecido tem células especializadas, com matriz flexível ou com matriz enrijecida com cálcio, além de outros tipos de células que se formam no osso e são carregadas pelo plasma, a matriz fluida do tecido.

III. Esse tecido constitui-se de células excitáveis que compõem as linhas de comunicação interna do corpo. As mensagens viajam pelas membranas dessas células e são enviadas para outras células semelhantes e para as células musculares e glândulas.

IV. Esse tecido tem camadas de células presas ao tecido subjacente por uma camada basal. Recobre as superfícies do corpo e reveste cavidades e dutos. Algumas células são ciliadas ou têm microvilosidades e outras são secretoras.

 

As afirmações acima se referem, respectivamente, aos tecidos

A

epitelial, nervoso, conjuntivo e muscular. 

B

nervoso, muscular, epitelial e conjuntivo.

C

muscular, conjuntivo, nervoso e epitelial. 

D

conjuntivo, epitelial, muscular e nervoso.