ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(UNIR)[...] as principais correntes de pensamento

Geografia | Geografia Humana | A formação do meio natural ao meio TCI | A produção do espaço geográfico | Geografia e suas categorias de Análise
UNIR 2008UNIR GeografiaTurma ENEM Kuadro

(UNIR)

[...] as principais correntes de pensamento geográfico ou paradigmas da geografia são o determinismo ambiental, o possibilismo, o método regional, a nova geografia e a geografia crítica.

(CORRÊA, R. L. Região e organização espacial. São Paulo: Ática, Série Princípios, 2003.)

Sobre o assunto, assinale a afirmativa INCORRETA.

A

No determinismo ambiental, afirma-se que as condições naturais determinam o comportamento do homem, interferindo na sua capacidade de progredir.

B

O possibilismo surgiu como contraponto ao determinismo ambiental ao afirmar a capacidade do homem de superar os desafios impostos pelo meio natural.

C

O método regional enfatiza a diferenciação de áreas a partir da integração de fenômenos heterogêneos em uma dada porção da superfície da Terra.

D

A nova geografia, geografia teorética ou geografia quantitativa, emprega técnicas estatísticas, dotadas de maior ou menor grau de sofisticação, geometria e modelos normativos.

 

E

A geografia crítica, que nasceu baseada em análises marxistas e no neo-positivismo, aliou-se ao discurso da nova geografia e defende um saber a serviço da transformação social.