Gabarito UNIRIO - Provas Anteriores

ITA
IME
ENEM
FUVEST
UNICAMP
UNESP
ESPCEX
AFA
1-15 de 21
Questão
2009Biologia

(UNIRIO 2009) Em 1936, Alexander Oparin propõe uma nova explicação para a origem da vida. Sua hipótese se resume nos seguintes passos descritos no esquema que se segue. Pela teoria de Oparin, os primeiros seres surgidos na Terra teriam sido  

Questão
2009Biologia

(UNIRIO 2009) A característica de ter covinha nas bochechas é determinada por um par de genes, seguindo a primeira lei mendeliana. Imagine que, numa população de 500 indivíduos, 84% das pessoas possuem covinhas (CC e Cc). Admitindo que essa população esteja em equilíbrio de Hardy-Weinberg, determine, respectivamente, qual é a frequência do gen c e qual é o número esperado de heterozigotos nessa população.

Questão
2004Biologia

(UNIRIO 2004) DOENÇA MISTERIOSA Suspeito de ter contraído SARS dá entrada em hospital de Toronto, no Canadá : infecção globalizada. A Organização Mundial de Saúde (OMS) registra oficialmente a existência de mais de 6.000 infectados com a síndrome respiratória aguda grave (SARS). A SARS é transmitida de modo semelhante a uma gripe comum. Possui um agente causador com alta capacidade de mutação e adaptabilidade ao meio ambiente, podendo ficar adormecido durante os meses de calor e voltar a atacar no inverno, causando novo surto. Seu código genético é baseado no RNA... (Adaptada Revista Veja -2003) A SARS tem como agente causador:

Questão
2003Espanhol

(Unirio 2003) Se puede vivir sin la tele Ya he vuelto de las vacaciones y quiero dar a conocer la experiencia mística que he vivido. Hemos estado mi familia y yo más de 15 días sin tele, quiero decir que no la hemos visto ni un solo minuto, vamos ni el aparato. Hemos hablado, jugado con los niños, hemos conocido nuevos amigos y hemos consolidado otras amistades. Realmente es una vivencia que nos ha servido de mucho, que espero todo el mundo pueda realizar alguna vez. Con todo eso quiero decir que se puede vivir sin tele y que es sanísimo además de mucho más económico. Ahora bien, ha sido llegar a la civilización y el maldito trasto nos ha perseguido en bares, casas particulares, gasolineras, de hecho, en cualquier sitio público o privado, creo que nos estaba acosando y acusando de las faltas que hemos cometido, cosa que nos ha agobiado y angustiado. Ojo, no se vaya a pensar nadie que estuvimos en la selva amazónica; mucho más cercano, en una casa encantadora de turismo rural en Extremadura. Probar es recomendable. Damián Barranco. Terrassa http://www.elpais.es/diario/opinion/cartas/ A pesar de tratarse de un texto escrito en la sección Cartas al Director de El País, esta carta presenta varias muestras de lenguaje coloquial. Una expresión que lo ejemplifica es la siguiente:

Questão
2003Física

(Unirio - 2003) Um menino deve regar o jardim de sua me e pretendefazer isso da varanda de sua residncia, segurando uma mangueirana posio horizontal, conforme a figura abaixo. Durante toda a tarefa, a altura da mangueira, em relao ao jardim,permanecer constante. Inicialmente, a vazo de gua, que pode serdefinida como o volume de gua que atravessa a rea transversal damangueira na unidade de tempo, ϕ0. Para que a gua da mangueiraatinja a planta mais distante no jardim, ele percebe que o alcanceinicial deve ser quadruplicado. A mangueira tem em sua extremidadeum dispositivo com orifcio circular de raio varivel. Para que consigamolhar todas as plantas do jardim sem molhar o resto do terreno,ele deve:

Questão
2002Física

(Unirio 2002) Uma pessoa tem um passarinho de brinquedo que pode ser equilibrado pela ação de uma força normal utilizando-se apenas um ponto de apoio M, localizado no bico do passarinho conforme a figura 1. Esse equilíbrio é alcançado em função da colocação de massas pontuais adequadas nos pontos P e Q. Sabe-se que a massa do passarinho antes da colocação das massas em P e Q é 30 g e seu centro de massa nesta situação é representado, na figura 2, pelo ponto C. Além disso, o passarinho é simétrico em relação ao eixo que contém os pontos M e C. Sendo assim, para o equilíbrio ser alcançado o valor de cada uma das massas colocadas nos pontos P e Q é: Considere PM=QM=5,0 cm; CM=2,0 cm; Â=120 ; sen30 = 0,50; cos30 =0,87 e g=10m/s2 .

Questão
2000Português

(Unirio 2000) Apesar de o controle dos genes envolvidos no processo de envelhecimento ser uma das maiores conquistas da humanidade, não é objetivo dos cientistas a criação de pessoas imortais, uma vez que o corpo humano na sua forma atual não é compatível com a imortalidade física; assim, o importante é como se vive durante a velhice. O período acima, síntese do texto I, estrutura-se numa relação de coesão e coerência, através de ideias. São elas, respectivamente:

Questão
2000Português

(Unirio/2000) Poética De manhã escureço De dia tardo De tarde anoiteço De noite ardo. A oeste a morte Contra quem vivo Do sul cativo A oeste é meu norte. Quero que contem Passo por passo Eu morro ontem Nasço amanhã Ando onde há espaço: - Meu tempo é quando. (Vinícius de Moraes) O poema estrutura-se numa quebra da lógica externa. Que movimento de vanguarda apresenta essa característica?

Questão
1999Química

(Unirio 99) O tetracloreto de carbono é um dos solventes orgânicos mais utilizados para lavagem de roupa "a seco". O tipo de cisão envolvida e os produtos formados na síntese do tetracloreto de carbono a partir de metano e cloro, em presença de luz ultravioleta, são, respectivamente:

Questão
1999Biologia

(UNIRIO-1999) A figura acima representa os diferentes tipos de cromossomos humanos. Os autossomos esto numerados de 1 a 22, e os cromossomos sexuais, designados por X e Y. Sendo assim, uma clula somtica do corpo de uma mulher apresenta:

Questão
1999Português

(Unirio-1999) MAL SECRETO Se se pudesse, o espiríto que chora, Ver através da máscara da face, Quanta gente, talvez, que inveja agora Nos causa, então piedade nos causasse! Raimundo Correia O fragmento apresentado no texto contém uma oposição semântica fundamental entre o(a):

Questão
1999Biologia

(UNIRIO 1999) Quanto mais se investiga mais assustador fica o escândalo dos remédios falsificados. [...] A empresa é acusada de ter produzido quase 1 milhão de comprimidos de farinha como sendo o medicamento Androcur, usado no tratamento de câncer de próstata.                                                                                                                                                                                                                                                      Veja, set. 1998 O principal componente químico da farinha é o amido, que é um:

Questão
1999Biologia

(UNIRIO 1999) As plantas do cerrado da região central do país estão sujeitas a incêndios periódicos. Após o fogo, dos troncos chamuscados começam a surgir brotos que devolvem, gradualmente, o verde à região. Como uma adaptação importante em árvores sujeitas a essas condições, pode-se citar a presença de:

Questão
1998Português

A Felicidade Quem pôde, neste mundo, até hoje, definir a felicidade? Desde que a atenção do homem se concentrou da natureza visível para a natureza interior, a ciência, a poesia, a religião, debruçadas sobre o coração humano, revolvem o impenetrável problema, esgotando em vão a sagacidade, a inspiração, a eloquência. Todas as influências que compõem a alma contraditória do homem, que o obscurecem ou explicam, que o regeneram ou degradam, os sentimentos que fortalecem, ou deprimem, os que criam ou destroem, os que repelem, ou encantam, vão passando sucessivamente pelo fundo misterioso do vaso, onde a humanidade bebe, desde o princípio de sua criação, a ambrosia e o fel. E a eterna interrogação continua a preocupar eternamente as cabeças, que meditam, as imaginações que cismam: onde está a felicidade? No amor ou na indiferença? Na obediência ou no poder? No orgulho ou na humildade? Na investigação ou na fé? Na celebridade ou no esquecimento? Na nudez ou na prosperidade? Na ambição ou no sacrifício? Risível pretensão fora a minha, se me propusesse a entrar com uma fórmula nova na multidão inumerável dos escavadores deste enigma. (Rui Barbosa) (Unirio 1998) Marque a opção correta quanto à classificação dos elementos mórficos destacados nos vocábulos a seguir.

Questão
1998Inglês

(Unirio 1998) Feeling down? Look up! 1  According to Sarah Conn, Ph.D., instructor in psychology at Cambridge Hospital at Harvard Medical School, taking the time to pause and look up at the sky is a natural way to reduce stress. 2  First, sky watching gives you a break. Simply stopping to lift your head and look up "releases you from your usual mode of rushing to your next destination - which reduces tension," explains Conn. 3 It can even be comforting, she adds. When your emotions are riding high, "the ever-changing clouds and colors of the sky are a reassuring reminder that your own state of mind is temporary. It's a relief to remember that, This too shall pass." 4 At the same time, the vastness of the sky makes problems less overwhelming by putting them in perspective. "Sky watching reminds you that you're part of a much larger picture," says Conn. 5 And as stress begins to ebb you may find that it's replaced by a renewed sense of possibility and optimism: "You'll gain a new appreciation for the old saying, 'The sky's the limit.'" From GLAMOUR - July 1997, p. 99. The word SHALL in "This too shall pass. (par.3) conveys the meaning of:

1-15 de 21
NOVIDADES
Kuadro