ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(Unirio 1997) A partir do Tratado de Maastricht, n

Geografia | Geografia Humana | Geopolítica | Organizações intergovernamentais
UNIRIO 1997UNIRIO GeografiaTurma ENEM Kuadro

(Unirio 1997) A partir do Tratado de Maastricht, novas metas foram traçadas para a integração europeia. Entretanto, têm surgido vários problemas que dificultam a concretização dessas metas. A esse respeito, são feitas as afirmativas a seguir.

I - Para atender às exigências da União Monetária Europeia (UEM), que limita o deficit orçamentário dos países em 3% do PIB, vários países estão promovendo políticas de contenção dos gastos públicos. Tais medidas têm levado à revolta grande parte das populações europeias.
II - Na tentativa de resguardar o mercado europeu da concorrência norte-americana, os países da União Europeia vêm desenvolvendo um intenso programa de subsídios à agricultura, provocando o descontentamento dos setores industriais que se sentem excluídos dos incentivos governamentais.
III - Com a falência do Estado-Nação crescem em toda a Europa os movimentos nacionalistas.


Centenas de territórios invocam uma cultura, uma língua e um conjunto de tradições para justificar seu desejo de soberania. O neonacionalismo expande-se sobretudo em regiões ricas, como o nordeste da Itália, a Catalunha e Savóia.

A(s) afirmativa(s) correta(s) é(são):

A
apenas a I.
B
apenas a III.
C
apenas a I e a II.
D
apenas a I e a III.
E
apenas a II e a III.