ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(UNISC - 2015)Leia atentamente o trecho a seguir,

(UNISC - 2015)  

Leia atentamente o trecho a seguir, do conto A cartomante, e, depois, assinale a alternativa correta a respeito das obras de Machado de Assis.

“Vilela, Camilo e Rita, três nomes, uma aventura, e nenhuma explicação das origens. Vamos a ela. Os dois primeiros eram amigos de infância. Vilela seguiu a carreira de magistrado. Camilo entrou no funcionalismo, contra a vontade do pai, que queria vê-lo médico; mas o pai morreu, e Camilo preferiu não ser nada, até que a mãe lhe arranjou um emprego público. No princípio de 1869, voltou Vilela da província, onde casara com uma dama formosa e tonta; abandonou a magistratura e veio abrir banca de advogado. (…) Camilo quis sinceramente fugir, mas já não pôde. Rita como uma serpente, foi-se acercando dele, envolveu-o todo, fez-lhe estalar os ossos num espasmo, e pingou-lhe o veneno na boca. Ele ficou atordoado e subjugado. Vexame, sustos, remorsos, desejos, tudo sentiu de mistura; mas a batalha foi curta e a vitória delirante. Adeus, escrúpulos! Não tardou que o sapato se acomodasse ao pé, e aí foram ambos, estrada fora, braços dados, pisando folgadamente por cima de ervas e pedregulhos, sem padecer nada mais que algumas saudades, quando estavam ausentes um do outro. A confiança e estima de Vilela continuavam a ser as mesmas.”

(ASSIS, Joaquim Maria Machado de. A cartomante. In:____. Contos escolhidos. São Paulo: Martin Claret, 2001, p. 53-55)

A

No trecho, é possível identificar uma visão idealizada do amor, o que faz de Machado de Assis um dos principais autores do Romantismo.

B

O tom bucólico da narrativa permite identificar este conto como pertencente ao Arcadismo brasileiro.

C

As figuras femininas envolvidas em triângulos amorosos estão presentes não só em contos, mas também em romances de Machado, como é o caso de Capitu, personagem de Dom Casmurro.

D

Percebe-se claramente o pessimismo do narrador, traço que confirma Machado de Assis como um importante autor da chamada geração Mal do Século.

E

Todas as alternativas anteriores estão incorretas.