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VestibularEdição do vestibular
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(Unisc 2015) O clientelismo uma das caractersticas

(Unisc 2015) O clientelismo é uma das características históricas da política brasileira. Pode ser definido como uma relação de troca de favores entre agentes políticos, agentes econômicos e cidadãos. O historiador José Murilo de Carvalho define o clientelismo como um tipo de relação que “envolve a concessão de benefícios públicos, na forma de empregos, benefícios fiscais, isenções, em troca de apoio político, sobretudo na forma de voto”.
(CARVALHO, J.M. Mandonismo, coronelismo, clientelismo: uma discussão conceitual. Dados, v. 40, n. 2, 1997, p. 229-250.)


Com base na citação acima, indique a alternativa que não constitui uma prática de clientelismo.

A

Um candidato a cargo político faz entrega de “ranchos” em bairros pobres em troca de votos.

B

No início do século XX, era comum o coronelismo, sistema em que o “coronel” local, por comandar um lote de “votos a cabresto”, era o intermediário dos serviços públicos prestados pelo poder central aos cidadãos.

C

Um empresário promete apoio da empresa a um candidato a presidente em troca de isenção de impostos na nova unidade da empresa.

D

Cada beneficiário do programa Bolsa Família retira, usualmente, o benefício no banco, utilizando seu cartão bancário, sem necessidade do apoio ou intervenção de algum agente político.

E

Os donos de uma empresa de radiodifusão promovem uma cobertura jornalística amistosa acerca das ações do governo após terem obtido redução de impostos para as emissoras de comunicação.