ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(Upe 2011)Quem realmente ganha com o “bebê confort

(Upe 2011)

Quem realmente ganha com o “bebê conforto”? Parece que agora vai. A partir de 1º de setembro, o transporte de crianças em veículos deve seguir regras que serão rigorosamente verificadas. Crianças de até um ano irão numa cadeira especial batizada de bebê conforto. {...}. Explicitamente, táxis e coletivos estão desobrigados dessas cadeiras especiais. Como essas formas de transporte público, em particular os coletivos, são muito utilizadas pelas classes menos favorecidas, estaria sendo promovida – com a permissão de Charles Darwin – uma espécie de genocídio não natural que iria favorecer a sobrevivência não necessariamente dos mais aptos, porém dos mais “bebês confortados” ?. {...}. De fato, se o poder público estivesse comprometido com a segurança nos transportes, não permitiria que estradas, ruas e avenidas atingissem o estado de degradação em que elas se encontram hoje. Nem permitiria a circulação de veículos sem luzes, com pneus desgastados, para-choques amarrados com barbantes. Construiria estradas com a necessária infraestrutura para pedestres, em vez de pontilhá-las de lombadas eletrônicas caça-níqueis. E adotaria uma legislação que enfatizasse a educação no trânsito e realmente tirasse do volante aqueles que já deram repetidas provas de que são uma ameaça, em vez de se preocupar em encher os cofres oficiais com multas por infrações tão insignificantes, nas condições de nosso trânsito, como dirigir momentaneamente com apenas uma das mãos.

VILLAR, Lígia. Opinião. DP.29.08.10.  

No final do século XIX e início do século XX, alguns fatos históricos colocaram o mundo em crise, fase em que se acendeu uma visão pessimista acerca da existência humana. Alguns pensadores de então passaram a indagar o sentido da vida humana.

Leia a seguir algumas ideias dos pensadores dessa época.

  1. “O homem pode nascer escravo numa sociedade pagã – ou senhor feudal ou proletário. Mas o que não varia é a necessidade para ele de estar no mundo, de lutar, de viver com os outros e de ser mortal.” (Sartre)
  2.  “Tomai cuidado para que ninguém vos escravize por vãs e enganadoras especulações da “filosofia”, segundo a tradição dos homens, segundo os elementos do mundo, e não segundo Cristo.” (São Paulo)
  3. “Quem não quiser se equivocar deve construir sua hipótese, derivada da experiência sensível, sobre um fato, e não supor um fato devido a essa hipótese.” (Locke)
  4. “O costume é, pois, o grande guia da vida humana.” (Hume)
  5. “Não sou um homem, sou uma dinamite.” (Nietzsche)

Assinale a alternativa que apresenta as afirmações corretas. 

A

Apenas 1, 2 e 3.

B

Apenas 1 e 5.

C

Apenas 1 e 4.

D

Apenas 2, 3 e 4. 

E

1, 2, 3, 4 e 5.