ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(Upe 2013) Um dos contaminantes do petróleo e do g

(Upe 2013) Um dos contaminantes do petróleo e do gás natural brutos é o H2S. O gás sulfídrico é originário de processos geológicos, baseados em diversos mecanismos físico-químicos ou microbiológicos, os quais necessitam de: uma fonte de enxofre, por exemplo, íons sulfato; um mediador, como as bactérias ou as elevadas temperaturas de subsuperfície, e um agente catalisador cuja presença alterará a velocidade da reação de oxirredução da matéria orgânica.

Um dos processos tecnológicos para a remoção do H2S no petróleo se baseia na sua reação com o oxigênio, conforme indicado na equação (I).

2 H2S (g) + O2 (g) → 2 S (s) + H2O (ℓ)              (I)

No entanto, com base na premissa econômica, é comum o lançamento contínuo de baixos teores de H2S diretamente na atmosfera, sem tratamento que acabam reagindo na atmosfera e retornando ao ambiente sob forma de SO2, conforme mostra a equação II, indicada a seguir:

H2S (g) + O3 (g) → SO2 (g) + H2O (ℓ)               (II)

Mainier, F. B.; Rocha, A.A. H2S: novas rotas de remoção química e recuperação de enxofre. 2º Congresso Brasileiro de P&D em Petróleo & Gás (Adaptado)

Dados: 2 H2S (g) + 3 O2 (g) → 2 SO2 (s) + 2 H2O (ℓ)              ΔH = -1124 kJ

3 S (s) + 2 H2O (ℓ) → 2 H2S (g) + SO2 (g)                    ΔH = +233 kJ

A seguir, são apresentadas quatro afirmativas associadas à contaminação do petróleo e do gás natural brutos com o H2S.

I. O tipo de processamento dado ao petróleo e ao gás natural pode contribuir para a formação da chuva ácida.

II. A oxidação do H2S com agentes oxidantes, como oxigênio, no tratamento do petróleo é um dos principais fatores que tem comprometido a existência da camada de ozônio.

III. O sulfato de cálcio (CaSO4) e/ou o sulfato de bário (BaSO4), presente(s) em sedimentos marinhos, serve(m) como fonte natural de SO42- para os mecanismos de geração de H2S que se misturam ao petróleo.

IV. Quando 16 kg de enxofre são produzidos, de acordo com a equação I, a variação de entalpia para a reação e a quantidade de calor produzido no tratamento oxidativo do H2S com o oxigênio são, respectivamente, ΔH = -530 kJ e 1,3 × 105 kJ.

Considerando as informações contidas no texto e o conhecimento acerca das temáticas envolvidas, está CORRETO apenas o que se afirma em

A

I e II.

B

II e III.

C

III e IV.

D

I, III e IV.

E

II, III e IV.