ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(UPE-2014 - adaptada)Em relao aos sistemas de dete

(UPE-2014 - adaptada) 

Em relação aos sistemas de determinação do sexo, analise as afirmativas a seguir

I. Na maioria das espécies, indivíduos sem cromossomo 'X' ou 'Z' não conseguem sobreviver por possuírem grande quantidade de genes envolvidos em diversas características, enquanto o cromossomo 'Y' ou 'W' não afeta a sobrevivência por apresentar pouquíssimos genes.
II. Nas espécies dioicas, tais como a maioria dos vertebrados e das plantas com flores, a determinação do sexo por intermédio do sistema XY ocorre no momento da fecundação e depende da ação de genes específicos, que atuam no desenvolvimento do novo organismo, tornando-o macho ou fêmea.
III. No sistema de determinação sexual XY, as fêmeas são capazes de originar apenas um tipo de gameta, com metade dos alossomos e um autossomo sempre X. Já o macho é heterogamético, produzindo gametas com autossomo X ou autossomo Y.
IV. No sistema de determinação XO, as fêmeas são homogaméticas por possuírem cromossomos homólogos (XX), originando apenas um tipo de gameta, e os machos são heterogameticos por possuírem cromossomos homólogos (X0), originando dois tipos de gametas.
V. No sistema de herança sexual ZW de algumas espécies de répteis e aves, a heterogamia e mostrada pelas fêmeas, por apresentar cromossomos sexuais (ZW), enquanto a homogamia é mostrada pelo macho (ZZ), assim é a fêmea que determina o sexo da prole.

Estão CORRETAS, apenas.

A

I, II, IV e V.

B

I, II, III e V.

C

I, II e V.

D

I, II, III e IV.

E

I, II e III.