ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(Upe 2014) A vida em comunidade permite que as pes

(Upe 2014) A vida em comunidade permite que as pessoas tenham uma maior aproximação física e afetiva, possibilitando um vínculo social denominado pela Sociologia de solidariedade. Para que haja uma ligação solidária entre os indivíduos, alguns aspectos são importantes.

Sobre os aspectos que mantêm os membros de uma comunidade integrados, assinale a alternativa INCORRETA.

A
A homogeneidade é uma característica das comunidades e se torna importante para seus membros, pois ela representa um conjunto semelhante de objetivos para a vida social.
B
A ligação entre os membros de uma família é mais forte atualmente que há cem anos, pois a sociedade contemporânea possui mais meios de tornar as famílias integradas e, consequentemente, a comunidade.
C
Os laços familiares são caracterizados como voluntários e emocionais, que permitem a formação de valores como o respeito mútuo. Isso é importante para a manutenção de vínculos comunitários de solidariedade.
D
As comunidades localizadas geograficamente em morros têm como principal característica a nitidez, pois há um claro limite territorial.
E
Os membros das comunidades que migram para outras regiões geográficas levam consigo elementos socioculturais de suas interações anteriores, e estas se constituem em aspecto importante para as novas socializações.