ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(UPE 2018) Leia o texto a seguir:Quando desempenho

(UPE 2018) Leia o texto a seguir: 

“Quando desempenho meu papel social de irmão, de esposo ou de cidadão, quando realizo os compromissos que tomei, cumpro deveres que estão definidos para além de mim e dos meus atos, no direito e nos costumes. Mesmo quando eles estão de acordo com os meus sentimentos próprios e sentindo-lhes interiormente a realidade, esta não deixa de ser objetiva, pois não fui eu quem os estabeleci, antes os recebi pela educação”.

Émile Durkheim (1858-1917). As regras do método sociológico. São Paulo: Martin Claret, 2008, p. 31-32.

 

As ideias contidas no texto se referem a um objeto de estudo da Sociologia, utilizado por muitos sociólogos para se compreender a função das instituições sociais e a atuação da sociedade sobre os indivíduos. Sobre esse objeto de estudo, assinale a alternativa CORRETA.

A

Os fenômenos sociais devem ser compreendidos como toda maneira de agir da sociedade sobre os indivíduos, que sofrem uma coerção exterior, e, ainda, é geral na extensão de uma dada sociedade.

B

 

A maneira de agir dos indivíduos, com base nas condições materiais e na relação conflituosa entre dominante e dominador, é o princípio desse objeto de estudo da Sociologia. 

C

O objeto de estudo em destaque são as ações sociais coletivas que possuem como principal característica a atuação carismática dos indivíduos sobre a sociedade. 

D

As relações sociais na sociedade capitalista têm sua sede na individualidade, pois as consciências particulares são norteadoras das leis e normas sociais.

E

As forças produtivas são o objeto próprio da sociologia de Durkheim, pois elas exprimem a ação dos homens sobre a natureza e determinam os conflitos entre as classes sociais.