ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(Upe-ssa 3 2022) Pesquisadores esto tentando desco

(Upe-ssa 3 2022)  “Pesquisadores estão tentando descobrir a origem de uma praga, que está afetando a biodiversidade marinha no litoral de Pernambuco. Em um navio que foi afundado para servir de recife artificial, eles identificaram a presença do coral-sol, uma espécie invasora, que prejudica os animais locais”.
(G1 Pernambuco, 01/02/2020)

O coral-sol (Tubastraea spp) se alastrou pelo litoral brasileiro, de Santa Catarina ao Ceará, e foi observado pela primeira vez em Pernambuco, em janeiro de 2020, por pesquisadores do Projeto Conservação Recifal. É originário do Oceano Índico e Oceano Pacífico, sendo trazido pelas plataformas e cascos de navios, que exploram o petróleo. Ele prefere se incrustar nas superfícies de naufrágios e estruturas artificiais, alastrando-se rapidamente para o ambiente natural.

Fonte: Projeto Conservação Recifal

Sobre essa pesquisa, assinale a alternativa CORRETA quanto às estratégias ecológicas adotadas por essa espécie exótica invasora. 

A

Encontra alimento abundante, predando outros corais e, assim, pode crescer rapidamente. 

B

Por não possuir predadores naturais, sua população não é controlada, o que favorece o crescimento populacional em taxas elevadas.

C

No ambiente natural, a exemplo dos recifes, consegue ocupar espaços vazios, deixados pela morte de espécies nativas, tais como corais e esponjas, sendo um gênero oportunista. 

D

É um organismo que ocupa diferentes níveis tróficos, não faltando recursos alimentares, e sua população pode crescer rapidamente quando comparada a outras espécies de corais. 

E

A longo prazo, o coral-sol passa a ser nativo quando a população se equilibra com as demais espécies sésseis.