Gabarito UPF - Provas Anteriores

ITA
IME
ENEM
FUVEST
UNICAMP
UNESP
ESPCEX
AFA
Questão
2020Matemática

(UPF - 2019) Sejam p e q nmeros reais positivos tais que pq, verdadeiro afirmar que:

Questão
2019Biologia

(UPF -2019) Analise a figura a seguir, que mostra a estrutura de um neurnio, e assinale a alternativa que corretamente se refere aos dendritos.

Questão
2019Geografia

(Upf 2019) O Fórum Mundial da Água é um evento promovido pelo Conselho Mundial da Água (CMA), com participação de representantes de governos, ONGs e da sociedade civil. Em edição realizada em Brasília no mês de março de 2018, o Fórum promoveu o diálogo entre diferentes setores envolvidos com a temática dos recursos hídricos, visando sensibilizar o processo decisório sobre o estabelecimento de novos marcos políticos, jurídicos e institucionais. Sobre o tema recursos hídricos no Brasil, é correto afirmar:

Questão
2019Química

Uma forma de determinar a extenso de uma fratura em um osso do corpo por meio do uso do equipamento de Raios X. Para que essa tecnologia e outros avanos tecnolgicos pudessem ser utilizados, um grande passo teve de ser dado pelos cientistas: a concepo cientfica do modelo atmico. Sobre o modelo atmico proposto, associe as afirmaes da coluna 1, com seus respectivos responsveis, na coluna 2. A sequncia correta de preenchimento dos parnteses da coluna 2, de cima para baixo, :

Questão
2019História

(Upf 2019) É praticamente um consenso historiográfico a interpretação de que onde houve escravidão, houve resistência. Os escravos jamais se conformaram com a perda da liberdade e as rebeliões representaram a principal forma de resistência coletiva. Sobre o tema, responda: qual foi a maior revolta de cativos no Brasil, liderada por escravos muçulmanos, tendo a participação de africanos e crioulos, escravos e libertos, atingindo mobilização de cerca de 600 revoltosos?

Questão
2019Português

(Upf 2019) Este material publicitário foi criado com o propósito de sensibilizar as pessoas e de despertar nelas uma atitude de conscientização no que refere à violência contra a criança. Analisando a estratégia argumentativa utilizada, avalie as afirmativas que seguem sobre os possíveis sentidos movimentados por essa campanha. I. A presença da cinta, como elemento não verbal, permite que o leitor compreenda que a campanha está fazendo uma associação com a prática de repreender pela violência, ligada a uma cultura relacionada à concepção de que surrar não é errado, mas um instrumento de educação para as crianças. II. No que refere à combinação dos elementos verbais e não verbais, é imprescindível, para que a campanha alcance seu objetivo e coloque em circulação os diferentes sentidos que a compõem, a combinação da palavra temidos e da ideia de temor suscitada a partir da imagem de um cão feroz, formada pela cinta. III. Da afirmação de que Não há desculpas para os maus tratos contra as crianças, é possível inferir que o recurso à palavra desculpa atribui à justificativa para a violência um caráter de pretexto ou falsidade e revela que um dos objetivos da campanha é defender que mesmo a educação não é desculpa para a violência. IV. A campanha chama atenção para a ocorrência de maus tratos e, portanto, também tem como especificidade a conscientização sobre a gravidade dos crimes de pedofilia e estupro contra crianças, ações marcadas pela violência e pelo temor. V. Combinada com os elementos não verbais do material, a contradição dos sentidos de vestir a cinta e de temer a cinta se mostra essencial, uma vez que é a partir da percepção de que essas duas ações são possíveis, mas que uma delas não é apropriada, que o interlocutor compreende o propósito da campanha. VI. O sentido de campanhas normalmente é enriquecido a partir da combinação de diferentes elementos como é o caso do verbal e do não verbal , no entanto, essa combinação não é elemento indispensável, uma vez que a campanha tanto pode ser produzida somente com textos verbais quanto somente com imagens. Disso é possível inferir que os elementos textuais, embora importantes, poderiam, sem comprometimento de sentido, ser suprimidos do material publicitário em questão. Está correto apenas o que afirma em:

Questão 1
2018Física

(UPF - 2018) Sobre um rio, h uma ponte de 20metros de altura de onde um pescador deixa cair um anzol ligado a um peso de chumbo. Esse anzol, que cai a partir do repouso e em linha reta, atinge uma lancha que se deslocava com velocidade constante de 20m/spor esse rio. Nessas condies, desprezando a resistncia do ar e admitindo que a acelerao gravitacional seja 10m/pode-se afirmar que no exato momento do incio da queda do anzol a lancha estava a uma distncia do vertical da queda, em metros, de:

Questão
2018Biologia

(Upf 2018) Os ácidos nucleicos são assim denominados devido ao seu caráter ácido e em razão de terem sido originalmente descobertos no núcleo das células. Sobre essas moléculas, podemos afirmar corretamente que:

Questão
2018Biologia

A araucria (Araucaria angustifolia) a mais bela e imponente rvore do Sul do Brasil. uma planta muito antiga que chegou a constituir mais de 40% das rvores existentes na Floresta Ombrfila Mista, por isso mesmo conhecida como Mata de Araucrias. uma espcie pioneira, cuja proteo permite o crescimento das demais espcies ao seu redor. Os animais e mesmo parte da cultura brasileira dependem da araucria. Um dos pratos tpicos, o pinho, tambm est no cardpio obrigatrio da fauna desse ecossistema. (Disponvel em: http://vamossalvarnossoplaneta.blogspot.com.br/2008/08/importncia-daaraucria-e-tentativa-de.html. Adaptado. Acesso em 3 set. 2017) Em relao s caractersticas botnicas da araucria, assinale a alternativa correta.

Questão
2018História

(Upf 2018) Em 26 de outubro de 1917, no contexto da Primeira Guerra Mundial, o Brasil declarou guerra à Alemanha. No ano seguinte, o país participaria efetivamente daquele grande conflito. Em relação à participação do Brasil na Primeira Guerra Mundial, é correto afirmar:

Questão
2018História

(Upf 2018) O episódio da transferência da Corte para o Brasil, em 1808, alterou profundamente o cotidiano da sociedade do Rio de Janeiro. A adaptação de hábitos e a conversão do aparelhamento urbano aos padrões da realeza europeia, o advento da imprensa, a formação de espaços de sociabilidades, as missões artísticas e culturais, entre outros, contribuíram para uma nova feição dos domínios portugueses na América. Do ponto de vista econômico, a grande transformação trazida com a permanência da Corte no Brasil foi um fenômeno histórico conhecido por

Questão
2018Física

Analise as seguintes afirmativas sobre fluidos: I. Um fluido em estado gasoso não exerce força de empuxo sobre um corpo nele mergulhado. II. O empuxo sofrido por um corpo em água doce é o mesmo sofrido por esse corpo em água salgada. III. A diferença de pressão entre dois pontos de uma mesma vertical, dentro de um líquido, depende da distância que separa esses pontos. IV. Segundo o princípio de Arquimedes, o acréscimo de pressão exercida num ponto de um líquido se transmite a todos os pontos do líquido. Está correto apenas o que se afirma em:

Questão
2018História

(Upf 2018) Na chamada Antiguidade Oriental, as sociedades, notadamente a egípcia e a mesopotâmica, desenvolveram-se em regiões semiáridas, onde obras hidráulicas grandiosas eram necessárias para o cultivo agrícola. Então, nessas sociedades:

Questão
2018Química

A natureza apresenta grande diversidade de materiais. preciso analisar a composio e as propriedades desses materiais para que eles possam ser utilizados ou transformados nos mais diversos objetos. Tendo por base o enunciado e o contexto relacionado temtica em questo, analise as afirmaes que seguem e marque V para as verdadeiras e F para as falsas. ( ) Uma mistura euttica aquela que se comporta como substncia pura durante a ebulio, ou seja, apresenta temperatura de ebulio constante. ( ) O ar atmosfrico seco e filtrado se constitui como uma mistura homognea, formada, principalmente, por nitrognio e oxignio. ( ) Ligas metlicas so misturas homogneas, tambm classificadas como solues. ( ) A decantao um processo de separao de uma mistura do tipo lquido-lquido ou slido-lquido. Ela se baseia na diferena de densidade e solubilidade entre seus componentes. ( ) A destilao fracionada um processo aplicado exclusivamente para separar componentes de uma mistura heterognea contendo dois ou mais lquidos que apresentam temperaturas de ebulio prximas. A sequncia correta de preenchimento dos parnteses, de cima para baixo,

Questão
2018Biologia

(UPF - 2018) O aumento dos casos de febre amarela registrados no Brasil tem deixado a populao e os profissionais da sade em alerta. Entre julho de 2017 e maro de 2018, o Ministrio da Sade confirmou 1.098 casos. Desses, 340 pacientes foram a bito. Sobre a febre amarela, analise as afirmativas abaixo. I. O macaco no transmite a doena para os humanos, assim como uma pessoa no transmite a doena diretamente para outra. A transmisso se d somente pelo mosquito. II. A febre amarela silvestre causada por um flavivrus e transmitida por mosquitos dos gneros Haemagogus e Sabethes. III. A febre amarela urbana causada por um parvovrus e transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. IV. Os sintomas iniciais da doena so inespecficos, como febre, cansao, dor de cabea e dores musculares, no entanto, podem se agravar, levando os pacientes ao bito. Est correto apenas o que se afirma em:

NOVIDADES
Kuadro