Gabarito UPF - Provas Anteriores

ITA
IME
ENEM
FUVEST
UNICAMP
UNESP
ESPCEX
AFA
Questão
2019Geografia

(Upf 2019) O Fórum Mundial da Água é um evento promovido pelo Conselho Mundial da Água (CMA), com participação de representantes de governos, ONGs e da sociedade civil. Em edição realizada em Brasília no mês de março de 2018, o Fórum promoveu o diálogo entre diferentes setores envolvidos com a temática dos recursos hídricos, visando sensibilizar o processo decisório sobre o estabelecimento de novos marcos políticos, jurídicos e institucionais. Sobre o tema recursos hídricos no Brasil, é correto afirmar:

Questão
2019Português

(Upf 2019) Este material publicitário foi criado com o propósito de sensibilizar as pessoas e de despertar nelas uma atitude de conscientização no que refere à violência contra a criança. Analisando a estratégia argumentativa utilizada, avalie as afirmativas que seguem sobre os possíveis sentidos movimentados por essa campanha. I. A presença da cinta, como elemento não verbal, permite que o leitor compreenda que a campanha está fazendo uma associação com a prática de repreender pela violência, ligada a uma cultura relacionada à concepção de que surrar não é errado, mas um instrumento de educação para as crianças. II. No que refere à combinação dos elementos verbais e não verbais, é imprescindível, para que a campanha alcance seu objetivo e coloque em circulação os diferentes sentidos que a compõem, a combinação da palavra temidos e da ideia de temor suscitada a partir da imagem de um cão feroz, formada pela cinta. III. Da afirmação de que Não há desculpas para os maus tratos contra as crianças, é possível inferir que o recurso à palavra desculpa atribui à justificativa para a violência um caráter de pretexto ou falsidade e revela que um dos objetivos da campanha é defender que mesmo a educação não é desculpa para a violência. IV. A campanha chama atenção para a ocorrência de maus tratos e, portanto, também tem como especificidade a conscientização sobre a gravidade dos crimes de pedofilia e estupro contra crianças, ações marcadas pela violência e pelo temor. V. Combinada com os elementos não verbais do material, a contradição dos sentidos de vestir a cinta e de temer a cinta se mostra essencial, uma vez que é a partir da percepção de que essas duas ações são possíveis, mas que uma delas não é apropriada, que o interlocutor compreende o propósito da campanha. VI. O sentido de campanhas normalmente é enriquecido a partir da combinação de diferentes elementos como é o caso do verbal e do não verbal , no entanto, essa combinação não é elemento indispensável, uma vez que a campanha tanto pode ser produzida somente com textos verbais quanto somente com imagens. Disso é possível inferir que os elementos textuais, embora importantes, poderiam, sem comprometimento de sentido, ser suprimidos do material publicitário em questão. Está correto apenas o que afirma em:

Questão
2019Biologia

(UPF -2019) Analise a figura a seguir, que mostra a estrutura de um neurnio, e assinale a alternativa que corretamente se refere aos dendritos.

Questão
2019História

(Upf 2019) É praticamente um consenso historiográfico a interpretação de que onde houve escravidão, houve resistência. Os escravos jamais se conformaram com a perda da liberdade e as rebeliões representaram a principal forma de resistência coletiva. Sobre o tema, responda: qual foi a maior revolta de cativos no Brasil, liderada por escravos muçulmanos, tendo a participação de africanos e crioulos, escravos e libertos, atingindo mobilização de cerca de 600 revoltosos?

Questão
2018Biologia

(Upf 2018) Os ácidos nucleicos são assim denominados devido ao seu caráter ácido e em razão de terem sido originalmente descobertos no núcleo das células. Sobre essas moléculas, podemos afirmar corretamente que:

Questão
2018História

(Upf 2018) Em 26 de outubro de 1917, no contexto da Primeira Guerra Mundial, o Brasil declarou guerra à Alemanha. No ano seguinte, o país participaria efetivamente daquele grande conflito. Em relação à participação do Brasil na Primeira Guerra Mundial, é correto afirmar:

Questão
2018Espanhol

(Upf 2018) TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO: Motivos para dormir bien Producción: Adriana Toca / Texto: Victoria González Los beneficios de un sueño reparador son innumerables. Aquí tienes unas cuantas ventajas de dormir toda la noche. Quién no se ha sentido cansado, confuso e irritado después de pasar una mala noche? Necesitamos dormir bien para que nuestro cuerpo y mente funcionen correctamente, y 1además ese sueño debe ser de calidad y reparador. No se trata de un asunto trivial, ya que los españoles dormimos menos de lo que deberíamos: a cuánta gente conoces que cumpla esa utopía de las 8 horas de sueño? Tenemos jornadas laborales muy extensas, realizamos nuestras actividades de ocio a horas 2intempestivas, el primer time televisivo se retrasa cada vez más todo un cóctel molotov que mina nuestros hábitos de descanso. 3Pero dormir bien es salud, y son cada vez más las campañas que inciden en la importancia de un descanso reparador. Por ejemplo, la comisión Nacional para la Racionalización de los Horarios Españoles lucha por una serie de medidas que facilitarían la conciliación entre sueño y vida. Algunas son relativamente 4sencillas: volver al huso horario que nos corresponde por posición geográfica (deberíamos tener la misma hora que Portugal, Inglaterra y las islas Canarias) o adelantar los horarios televisivos de los programas de máxima audiencia. No es normal que los programas de prime time terminen en muchísimas ocasiones pasada la una de la madrugada. Esto es un buen ejemplo de la irracionalidad de los responsables en la materia, más aún si se comparan con los del resto de países de nuestro entorno europeo, explica Luis Casero, presidente de la organización. Esta plataforma ha impulsado también el Sello Horarios Racionales, que pueden obtener empresas y organizaciones que demuestren en una auditoría la promoción de horarios que respeten otros ámbitos de la vida de los trabajadores como son la familia, el tiempo libre y, por supuesto, el descanso nocturno. (Disponible en: www.muyinteresante.es. Accedido el 19 de marzo de 2018.) Cuál es el objetivo de la plataforma de los horarios racionales?

Questão
2018História

(Upf 2018) O episódio da transferência da Corte para o Brasil, em 1808, alterou profundamente o cotidiano da sociedade do Rio de Janeiro. A adaptação de hábitos e a conversão do aparelhamento urbano aos padrões da realeza europeia, o advento da imprensa, a formação de espaços de sociabilidades, as missões artísticas e culturais, entre outros, contribuíram para uma nova feição dos domínios portugueses na América. Do ponto de vista econômico, a grande transformação trazida com a permanência da Corte no Brasil foi um fenômeno histórico conhecido por

Questão
2018Biologia

(Upf 2018) Um líquen não é um único organismo, mas sim um emaranhado de organismos radicalmente diferentes: um fungo e microrganismos fotossintéticos. Juntos, os organismos que constituem um líquen podem sobreviver a alguns dos mais severos ambientes na Terra. (PURVES et al. Vida: a ciência da biologia. Porto Alegre: Artmed, 2009) Em relação aos líquens, assinale a alternativa incorreta.

Questão
2018Física

Analise as seguintes afirmativas sobre fluidos: I. Um fluido em estado gasoso não exerce força de empuxo sobre um corpo nele mergulhado. II. O empuxo sofrido por um corpo em água doce é o mesmo sofrido por esse corpo em água salgada. III. A diferença de pressão entre dois pontos de uma mesma vertical, dentro de um líquido, depende da distância que separa esses pontos. IV. Segundo o princípio de Arquimedes, o acréscimo de pressão exercida num ponto de um líquido se transmite a todos os pontos do líquido. Está correto apenas o que se afirma em:

Questão
2018Geografia

(Upf 2018) A partir da representação do mapa e dos seus conhecimentos sobre urbanização e polarização brasileiras, analise as afirmativas e marque V para as verdadeiras e F para as falsas. ( ) O processo de urbanização brasileiro está apoiado no êxodo rural de pequenos proprietários, na modernização agrícola e no incremento da industrialização. ( ) As regiões metropolitanas nordestinas são as capitais dos estados e estão localizadas no litoral. ( ) O processo de urbanização brasileira surgiu e desenvolveu-se de forma homogênea, o que lhe atribui um caráter descentralizador. ( ) No Brasil meridional, Porto Alegre e Florianópolis são as metrópoles nacionais que polarizam toda a área da região Sul. ( ) São Paulo e Rio de Janeiro são duas metrópoles globais, conforme o IBGE, sendo que São Paulo estende influência mais intensa em todo o território nacional. A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

Questão
2018Biologia

(Upf 2018) O papagaio-charão (Amazona pretrei) é uma das espécies da nossa fauna que está intimamente associada às florestas com araucárias, pois durante o período de maturação dos pinhões, essas sementes constituem o seu principal item alimentar. Trata-se de uma espécie ameaçada de extinção. No dia 22 de maio de 2017, o projeto Dois papagaios ameaçados da Floresta com Araucárias: um esforço de conservação comum, desenvolvido em parceria entre a Universidade de Passo Fundo (UPF) e a Associação dos Amigos do Meio Ambiente (AMA), foi um dos vencedores do II Prêmio Nacional da Biodiversidade, em reconhecimento aos esforços para a conservação dessa bela ave. Em relação às caraterísticas gerais das aves, assinale a alternativa correta.

Questão
2018História

(Upf 2018) Na chamada Antiguidade Oriental, as sociedades, notadamente a egípcia e a mesopotâmica, desenvolveram-se em regiões semiáridas, onde obras hidráulicas grandiosas eram necessárias para o cultivo agrícola. Então, nessas sociedades:

Questão
2018Biologia

(Upf 2018) O aumento dos casos de febre amarela registrados no Brasil tem deixado a população e os profissionais da saúde em alerta. Entre julho de 2017 e março de 2018, o Ministério da Saúde confirmou 1.098 casos. Desses, 340 pacientes foram a óbito. Sobre a febre amarela, analise as afirmativas abaixo. I. O macaco não transmite a doença para os humanos, assim como uma pessoa não transmite a doença diretamente para outra. A transmissão se dá somente pelo mosquito. II. A febre amarela silvestre é causada por um flavivírus e é transmitida por mosquitos dos gêneros Haemagogus e Sabethes. III. A febre amarela urbana é causada por um parvovírus e transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. IV. Os sintomas iniciais da doença são inespecíficos, como febre, cansaço, dor de cabeça e dores musculares, no entanto, podem se agravar, levando os pacientes ao óbito. Está correto apenas o que se afirma em:

Questão
2018Biologia

(Upf 2018) O sistema linfático é um importante componente do sistema imunológico, pois colabora para a proteção do nosso organismo contra bactérias e vírus invasores. Fazem parte do sistema linfático:

NOVIDADES
Kuadro