ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(UPF 2016) A orelha humana o rgo responsvel pela a

(UPF 2016) A orelha humana é o órgão responsável pela audição e pelo equilíbrio do corpo. Ela compõe-se de três partes básicas denominadas orelha externa, orelha média e orelha interna. Em relação a esse órgão e seu funcionamento, é correto afirmar que:

A

A orelha média é um complexo labirinto conhecido como aparelho auditivo vestibular, ou aparato vestibular. Nele, se localizam células sensoriais especializadas que detectam a posição do corpo em relação à gravidade, responsáveis pelo equilíbrio.

B

A cóclea, localizada na orelha interna, é um longo tubo enrolado, como a concha de um caracol, com o interior dividido em três compartimentos cheios de líquido. Constitui-se no principal componente do labirinto responsável pela audição.

C

O tímpano, ou membrana timpânica, recobre a extremidade do canal auditivo no limite entre a orelha média e a orelha interna.

D

A orelha interna se localiza dentro do osso temporal e contém três ossos alinhados em sequência, denominados martelo, bigorna e estribo, que atuam como amplificadores e transmissores das vibrações sonoras.

E

O pavilhão auditivo ou auricular é um canal flexível que comunica a orelha externa à garganta e sua função é equilibrar a pressão no interior da orelha de acordo com a pressão do meio externo.