ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(Upf 2016) Considere os seguintes equilíbrios quím

(Upf 2016) Considere os seguintes equilíbrios químicos.

I. [Co(H2O)6]2+(aq) + 4 Cℓ-(aq) + 45,34 kJ ⇔ [CoCℓ4]2-(aq) + 6 H2O

     Cor rosa                                                         Cor azul

II. PCℓ3(g) + Cℓ2(g) ⇔ PCℓ5(g)       Kp = 1,5 • 108

III. 2 CrO42-(aq) + 2 H3O+(aq) ⇔ Cr2O72-(aq) + H2O

       Cor amarela                          Cor laranja

A alternativa que apresenta apenas afirmativas corretas em relação aos equilíbrios químicos acima é:

A
A formação do produto azul se dá em função da diminuição da temperatura para o equilíbrio I; a formação do pentacloreto de fósforo é altamente favorável para o equilíbrio II e a diminuição do pH forma o dicromato de cor laranja no equilíbrio III.
B
A formação do produto azul se dá em função do aumento da temperatura para o equilíbrio I; a formação do pentacloreto de fósforo não é favorável para o equilíbrio II e o aumento do pH forma o dicromato de cor laranja no equilíbrio III.
C
A formação do produto azul se dá em função do aumento da temperatura para o equilíbrio I; a dissociação do pentacloreto de fósforo é altamente favorável para o equilíbrio II e a adição de base forma o dicromato de cor laranja no equilíbrio III.
D
A formação do produto azul se dá em função do aumento da temperatura para o equilíbrio I; a formação do pentacloreto de fósforo é altamente favorável para o equilíbrio II e a diminuição do pH forma o dicromato de cor laranja no equilíbrio III.
E
A formação do produto azul se dá em função da diminuição da temperatura para o equilíbrio I; a formação do pentacloreto de fósforo não é favorável para o equilíbrio II e a adição de ácido forma o cromato de cor laranja no equilíbrio III.