ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(UPF -2018) Em 26 de outubro de 1917, no contexto

(UPF - 2018)  Em 26 de outubro de 1917, no contexto da Primeira Guerra Mundial, o Brasil declarou guerra à Alemanha. No ano seguinte, o país participaria efetivamente daquele grande conflito. Em relação à participação do Brasil na Primeira Guerra Mundial, é correto afirmar: 

A

Teve uma participação fundamental no confronto naval que influenciou diretamente o resultado da guerra, dando a vitória aos países da Tríplice Aliança. Em troca dessa ajuda, o Brasil chefiou as reuniões do pós-guerra durante a Conferência de Versalhes.

B

A participação do Brasil contribuiu fornecendo suprimentos agrícolas aos países da Tríplice Entente. Além disso, a economia brasileira passou por um grande processo de industrialização, tornando-se uma das principais potências industriais do mundo pós-guerra.

C

Os EUA, no ano de 1917, financiaram a industrialização brasileira para conseguir seu apoio durante o conflito. O governo do Presidente Venceslau Brás aceitou a ajuda econômica e, no mesmo ano, ajudou a invadir o território da Alemanha.

D

O país participou timidamente do conflito, ficando responsável pelo envio de navios para a defesa do Atlântico, caso houvesse ataques alemães, além do envio de suprimentos agrícolas e apoio médico aos países da Tríplice Entente.

E

Embora tenha feito a declaração de guerra à Alemanha, o Brasil ficou apenas como observador diplomático, garantindo com isso a participação na conferência do pós-guerra, sendo um dos signatários do Tratado de Versalhes.