ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(Upf 2019) O Fórum Mundial da Água é um evento pro

(Upf 2019)  O Fórum Mundial da Água é um evento promovido pelo Conselho Mundial da Água (CMA), com participação de representantes de governos, ONGs e da sociedade civil. Em edição realizada em Brasília no mês de março de 2018, o Fórum promoveu o diálogo entre diferentes setores envolvidos com a temática dos recursos hídricos, visando sensibilizar o processo decisório sobre o estabelecimento de novos marcos políticos, jurídicos e institucionais.

Sobre o tema recursos hídricos no Brasil, é correto afirmar: 

A

Os 497 municípios gaúchos são atendidos pela Corsan (Companhia Rio-Grandense de Saneamento), em sua área rural e urbana; aproximadamente 70% deles são abastecidos por águas subterrâneas, que têm sustentação no Aquífero Guarani.

B

O crescimento demográfico e a crescente urbanização são responsáveis pelo aumento do consumo de água no país. Os principais usos da água no Brasil, em ordem decrescente, são para abastecimento humano urbano e rural, geração de energia, mineração, indústrias e irrigação.

C

Os padrões de distribuição das chuvas são variáveis e períodos importantes de seu excesso ou escassez provocam alteração na produção econômica. Com a diminuição das vazões nos rios, as hidrelétricas reduzem a produção, o que exige ativação dos parques termelétricos, tornando a energia mais cara. 

D

A intensa urbanização e a retirada da cobertura vegetal influenciam no aumento do processo de evapotranspiração, porém, o ciclo hidrológico é inalterado. Com a impermeabilização do solo, ficam assegurados uma maior infiltração da água e um menor escoamento, facilitando inundações.

E

A água é considerada um bem público, recurso dotado de valor econômico, que deve priorizar o consumo humano e animal, além de proporcionar usos múltiplos. Sendo considerada de valor econômico, pode ser explorada economicamente por particulares, desde que a nascente esteja na sua propriedade.