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Questões de Português - UPF | Gabarito e resoluções

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Questão
2019Português

(Upf 2019) Este material publicitário foi criado com o propósito de sensibilizar as pessoas e de despertar nelas uma atitude de conscientização no que refere à violência contra a criança. Analisando a estratégia argumentativa utilizada, avalie as afirmativas que seguem sobre os possíveis sentidos movimentados por essa campanha. I. A presença da cinta, como elemento não verbal, permite que o leitor compreenda que a campanha está fazendo uma associação com a prática de repreender pela violência, ligada a uma cultura relacionada à concepção de que surrar não é errado, mas um instrumento de educação para as crianças. II. No que refere à combinação dos elementos verbais e não verbais, é imprescindível, para que a campanha alcance seu objetivo e coloque em circulação os diferentes sentidos que a compõem, a combinação da palavra temidos e da ideia de temor suscitada a partir da imagem de um cão feroz, formada pela cinta. III. Da afirmação de que Não há desculpas para os maus tratos contra as crianças, é possível inferir que o recurso à palavra desculpa atribui à justificativa para a violência um caráter de pretexto ou falsidade e revela que um dos objetivos da campanha é defender que mesmo a educação não é desculpa para a violência. IV. A campanha chama atenção para a ocorrência de maus tratos e, portanto, também tem como especificidade a conscientização sobre a gravidade dos crimes de pedofilia e estupro contra crianças, ações marcadas pela violência e pelo temor. V. Combinada com os elementos não verbais do material, a contradição dos sentidos de vestir a cinta e de temer a cinta se mostra essencial, uma vez que é a partir da percepção de que essas duas ações são possíveis, mas que uma delas não é apropriada, que o interlocutor compreende o propósito da campanha. VI. O sentido de campanhas normalmente é enriquecido a partir da combinação de diferentes elementos como é o caso do verbal e do não verbal , no entanto, essa combinação não é elemento indispensável, uma vez que a campanha tanto pode ser produzida somente com textos verbais quanto somente com imagens. Disso é possível inferir que os elementos textuais, embora importantes, poderiam, sem comprometimento de sentido, ser suprimidos do material publicitário em questão. Está correto apenas o que afirma em:

Questão
2017Português

(UPF 2017) O legado simblico est garantido Legado uma palavra perigosa quando aplicada a 1eventos que alavancam o uso de dinheiro pblico em infraestrutura, pois um substantivo futuro empregado como argumento para justificar gastos bilionrios em obras. 2Numa cidade de um pas em que as propinas vm sendo regra em empreitadas que podem ruir ou se transformar em 3elefantes brancos, 4falar em legado material no finzinho de um evento uma aposta no escuro. Quando a 5Fora Nacional e os esquemas especiais que fizeram o 6Rio parecer 7um modelo de cidadania e organizao durante os 15 dias de 2016 8deixarem a cidade, o carioca vai cair na real e no real, no sentido lacaniano: as foras ocultas de nosso abismo vo continuar insistindo em no se inscrever na conscincia que temos de seus resultados. 9A cidade, partida por algo monstruoso, subterrneo, renascer: UPPs na lona, milcias, violncia policial, Estado falido e acfalo, calamidade na sade, a baa poluda. 10H, contudo, um legado imaterial que, paradoxalmente, mais fcil de ser constatado, aferido, e at comprovado desde j: 11o Rio, quando recursos so alocados para onde devem, pode 12ser a cidade que gostaria de ser. E sentimos 13esse gosto, como uma promoo por tempo determinado. O improviso desse exemplo, motivado por um dinheiro de exceo (do COI e das obras), trouxe para o carioca um espelho ideal de si mesmo, refletido em bilhes de televisores e monitores Brasil adentro e mundo afora. 14A no ser que algo ainda acontea nessa segunda-feira que j amanheceu e segue o giro das 1524 horas finais da despedida, 16a experincia mgica da Olimpada transcorreu sem acidentes especialmente graves, sem desmoronamentos, sem vexames organizacionais, sem mortes de atletas atacados por mosquitos, sem ondas descontroladas de assaltos ou violncia e sem atentados terroristas. 17O eu acredito gritado nas competies flutuou tambm na esfera do acreditar na cidade, no pas, um Yes, we can lastreado em histrias como a da judoca Rafaela: apesar do descaso do poder pblico, algum pode sair da Cidade de Deus e ir morar no Olimpo por algumas temporadas. A fama de mais bela cidade do mundo se cristalizou, a gentileza e a amizade dos cariocas foi exaltada, a troca cultural foi intensa e frutfera. (...) O incidente dos banheiros australianos na Vila Olmpica terminou com o canguru de pelcia na mo do prefeito, e teve alta simbologia: depois do susto, no se soube de outra delegao que reclamasse ostensivamente, e o canguru acabou como amuleto invertido do sucesso dos 18Jogos. 19A gua verde de algumas piscinas acabou dando at um charme paleta multicolorida do 20evento, apesar de alguns olhos irritados. De resto, as instalaes funcionaram como uma caixinha de msica, com muita msica, por sinal. O metr (com a Linha 4 cercada de suspeitas inevitveis), as filas de BRT com nibus a cada 15 segundos, os trens, as passarelas: quem circulou no teve do que reclamar, no houve 21tumultos, pisoteamentos. Foi um bom exerccio, mas ateno: a maquiagem termina hoje. Circulando, circulando, vamos saber. Mas no teve quebra-quebra nem hooligans (coisa de Eurocopa), a no ser, claro, 22a gangue mijona de nadadores americanos liderada por Ryan Lochte, o man modelo dos Jogos. Trapalhada que, alis, pode ser considerada uma espcie de cereja no bolo do 23legado imaterial, e 24com alto poder marquetolgico: o nico 25assalto a atletas foi uma farsa de estrangeiros e, 26ainda que os seguranas do posto tenham agido de maneira no exatamente exemplar, 27o assunto viroutop storyem grandes redes de TV ianques, e a maior superpotncia do planeta se curvou 28ao Brasil. (...) 29Paralelamente, outro atleta americano, Michael Phelps, em postagem no seu Twitter, disse j estar com saudades do Brasil, de seu povo, de sua beleza. 30Totalmente abrasileirado, Usain Bolt, na final do futebol, em que o Brasil conquistou o ouro contra a Alemanha, filmou o gol de falta de Neymar e deve ser tema de desfile de escola de samba ou convidado para desfilar em 2017. Na final do revezamento no Engenho, o homem mais rpido do mundo, agora aposentado e desempregado, mostrou que j sabe sambar. (...) 31Bem mais tarimbado, outro profissional do NYT, o colunista e reprter Roger Cohen, que j viveu no Brasil dos anos 1980, escreveu um artigo apontando o que mudou de l para c (era correspondente durante o governo Sarney), a conscincia que o pas tem hoje de seus problemas e o esforo que vem fazendo para superar a corrupo endmica. Ele 32se disse cansado de toda a aposta contra a realizao a tempo das tarefas para os Jogos, da ladainha idealizada sobre a selva-Brasil, e, com fina ironia, reclamou de se culpar o Rio por no ter resolvido todos os seus problemas sociais antes da Rio-2016: H algo no mundo desenvolvido que no gosta de um pas emdesenvolvimento que organiza um evento esportivo de grande envergadura, escreveu, terminando por dizer que no adianta: o Brasilser um dos atores principais do sculo XXI. Num mundo em que tudo marca, esse algo que busca excluir o Brasil do futuro foi bombardeado pelo 33sucesso da Rio-2016, quevirou umatrademarkno s de nossa visibilidade, mas de nossa viabilidade como cidade e como pas. 34Este o legado simblico mais forte. preciso, porm, que a vontade de potncia seja acompanhada pela vontade poltica com um vis de vetor social. Do contrrio, ociclo de vida da nova marca ser curto. (BLOCH, Arnaldo. O legado simblico est garantido. 22 de agosto de 2016. O Globo. Adaptado. Disponvel em http://oglobo.globo.com/esportes/o-legado-simbolico-esta-garantido-19969374 .Acesso em 22 ago. 2016) No texto, o autor fala sobre legado. Com relao s ideias defendidas a respeito do tema, correto afirmar que:

Questão
2017Português

(Upf 2017) O foco narrativo do(a) __________, adotado por Graciliano Ramos, em Vidas secas, revela-se uma escolha estratégica, por parte do autor, no sentido de __________ a distância entre o leitor urbano e o universo das diferentes personagens, em cujas mentes o discurso localiza, alternadamente, o leitor. Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas da afirmação anterior.

Questão
2017Português

(Upf 2017) Sobre a chamada Geração de 45, que alguns críticos denominam de pós-modernista, apenas é incorreto afirmar que:

Questão
2016Português

(UPF - 2016) Que falta nesta cidade?... Verdade. Que mais por sua desonra?... Honra. Falta mais que se lhe ponha?... Vergonha. O demo a viver se exponha, Por mais que a fama a exalta, Numa cidade onde falta Verdade, honra, vergonha. Os versos transcritos expem a faceta __________ da obra de Gregrio de Matos, que considerado o maior poeta barroco brasileiro. Outras facetas importantes, na produo do mesmo autor, so as da poesia __________ e da poesia __________. Assinale a alternativa cujas informaes preenchem corretamente as lacunas do enunciado.

Questão
2016Português

(Upf 2016) Tendo surgido no quadro do(a) ___________, São Bernardo, de Graciliano Ramos, é considerado pela crítica como modelo de romance concomitantemente __________ da literatura brasileira. Assinale a alternativa cujas informações preenchem corretamente as lacunas do enunciado.

Questão
2016Português

(Upf 2016) Analise as afirmações a seguir e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas. ( ) O emprego do tempo verbal presente, como em ―levam (ref. 3), ―debatem (ref. 4) e ―possuem (ref. 6), é característico do mundo comentado, típico de textos argumentativos. ( ) As ocorrências de expressões em língua inglesa no texto caracterizam-se como estrangeirismos e revelam uma característica cada vez mais frequente na linguagem escrita da contemporaneidade. ( ) As formas nominais ―a atividade (ref. 2) e ―ao evento (ref. 5) constituem-se em um recurso de coesão que, além de retomar o referente ―Serenata Iluminada (ref. 1), contribui para a progressão textual. ( ) O emprego de aspas em ―heróis e ―vilões (ref. 15) revela um ponto de vista que se coaduna com o ponto de vista do policial referido no texto. ( ) O emprego da primeira pessoa do plural no texto, como em ―possuímos (ref. 17) e ―estivéssemos (ref. 20), constrói um efeito de proximidade entre o mundo narrado e o mundo comentado. A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Questão
2016Português

(Upf 2016) Considere as afirmações a seguir, referentes às três gerações da poesia romântica brasileira. I. Gonçalves de Magalhães, com seus Suspiros poéticos e saudades, traduz fielmente, na forma e nos temas, o espírito do Romantismo, sendo considerado até hoje, pela crítica, como o maior expoente da primeira geração. II. Nos autores da segunda geração, como Álvares de Azevedo e Casimiro de Abreu, o nacionalismo e o indianismo da geração precedente cedem lugar a uma poesia marcada pelo individualismo, pela confissão íntima e pelo extravasamento subjetivo. III. Em Castro Alves, representante principal da terceira geração, a poesia social e a defesa de causas humanitárias andam, lado a lado, com poemas dedicados à mulher e ao amor sensual. Está correto apenas o que se afirma em:

Questão
2016Português

(Upf 2016) Considere com atenção as afirmações a seguir. I. A Exposição de Anita Malfatti, realizada em 1917, e que recebeu uma crítica demolidora de Monteiro Lobato, foi o fato cultural mais importante na gestação da Semana de Arte Moderna, pois ajudou a unir os jovens artistas e intelectuais no combate às estéticas que remontavam ao século XIX. II. O primeiro livro que apresentou uma poesia integralmente nova, afinada com as propostas de liberdade formal e com os ideais nacionalistas do grupo modernista em formação, foi Carnaval, de Manuel Bandeira, publicado em 1919. III. Durante a realização da Semana de Arte Moderna, no Teatro Municipal de São Paulo, em 1922, o momento mais marcante foi aquele em que Manuel Bandeira declamou seu poema Os sapos, no qual destila uma ironia violenta contra os poetas simbolistas, sob os apupos, as vaias e os assobios do público. Está correto apenas o que se afirma em:

Questão
2016Português

(Upf 2016) A narrativa Um certo Capitão Rodrigo integra o volume __________, da trilogia O tempo e o vento, obra maior de Érico Veríssimo, que cobre um período de __________ da formação política e social do Rio Grande do Sul, com destaque para as diversas guerras que marcaram a história do povo gaúcho. A guerra representada em Um certo Capitão Rodrigo, e que acaba vitimando o protagonista, ficou conhecida como __________. Assinale a alternativa cujas informações preenchem corretamente as lacunas do enunciado.

Questão
2016Português

(UPF 2016) O filsofo e romancista Umberto Eco concedeu uma entrevista ao JornalEl Pasem maro de 2015, pouco menos de um ano antes de sua morte. Na ocasio, o escritor falou sobre o contedo de seu ltimo romance,Nmero Zero, uma fico sobre o jornalismo inspirada na realidade e sobre as relaes da temtica da obra com a atualidade: o papel da imprensa, a Internet e a sociedade. Pergunta:Agora a realidade e a fantasia tm um terceiro aliado, a Internet, que mudou por completoo jornalismo. Resposta:A Internet pode ter tomado o lugar do mau jornalismo... Sevocsabe que est lendo um jornalcomoEL PAS, La Repubblica, Il Corriere della Sera, pode pensar que existe um certo controle da notciae confia. Por outro lado, sevocl um jornal como aqueles vespertinos ingleses, sensacionalistas, noconfia. Com a Internet acontece o contrrio: confia em tudo porque no sabe diferenciar a fontecredenciada da disparatada. Basta pensar no sucesso que faz na Internet qualquer pgina web que falede compls ou que invente histrias absurdas: tem um acompanhamento incrvel, de internautas e depessoas importantes que as levam a srio. Pergunta: Atualmente difcil pensar no mundo do jornalismo que era protagonizado, aqui na Itlia, por pessoas como Piero Ottone e Indro Montanelli Resposta:Mas a crise do jornalismo no mundo comeou nos anos 1950 e 1960, bem quando chegou ateleviso, antes que eles desaparecessem! At ento o jornaltecontava o que acontecia na tarde anterior,por isso muitos eram chamados jornais da tarde:Corriere della Sera, Le Soir, La Tarde, EveningStandard Desde a inveno da televiso, o jornal te diz pela manh o que voc j sabe. E agora amesma coisa. O que um jornal deve fazer? Pergunta: Diga o senhor. Resposta:Tem que se transformar em um semanrio. Porque um semanrio tem tempo, so setediaspara construirsuasreportagens. Se voc l aTimeou aNewsweekv que vrias pessoas contriburampara uma histria concreta, que trabalharam nela semanas ou meses, enquanto que em um jornal tudo feito da noite para o dia. Um jornal que em 1944 tinha quatro pginas hoje tem 64, ento tem que preencherobsessivamente com notcias repetidas, cai na fofoca, no consegue evitar... A crise do jornalismo, ento,comeou h quase cinquenta anos e um problema muito grave e importante. Pergunta: Por que to grave? Resposta:Porque verdade que, como dizia Hegel, a leitura dosjornais a orao matinal do homemmoderno. Eeuno consigo tomar meu caf da manh se no folheio o jornal; mas um ritual quaseafetivo e religioso, porque folheio olhando os ttulos, e porelesme dou conta de que quase tudo j sabiana noite anterior. No mximo, leio um editorial ou um artigo de opinio. Essa a crise do jornalismocontemporneo. E disso no sai! Pergunta: Acredita de verdade que no? Resposta:O jornalismo poderia ter outra funo. Estou pensando em algum que faa uma crticacotidiana da Internet, e algo que acontece pouqussimo. Um jornalismo que me diga: Olha o que temna Internet, olha que coisas falsas esto dizendo, reaja a isso, eu te mostro. E isso pode ser feitotranquilamente. No entanto, ainda pensam que o jornal feito para que seja lido por alguns velhossenhores j que os jovens no leem que ainda no usam a Internet. Teria que se fazer um jornal queno se torne apenas a crtica da realidade cotidiana, mas tambm a crtica da realidade virtual. Esse umfuturo possvel para um bom jornalismo. EL PAIS. Caderno cultura. 30 de maro de 2015. Disponvel em http://brasil.elpais.com.Acesso em 10 abr. 2016 Uma das formas de estabelecer a coeso no texto recorrer ao uso de encadeadores argumentativos. Assinale a alternativa que indica corretamente a relao entre o encadeador e o efeito de sentido produzido.

Questão
2015Português

(UPF - 2015) ELA! ELA! ela! ela! murmurei tremendo, E o eco ao longe murmurou ela!... Eu a vi... minha fada area e pura, A minha lavadeira na janela! Dessas guas-furtadas onde eu moro Eu a vejo estendendo no telhado Os vestidos de chita, as saias brancas... Eu a vejo e suspiro enamorado! Esta noite eu ousei mais atrevido Nas telhas que estalavam nos meus passos Ir espiar seu venturoso sono, V-la mais bela de Morfeu nos braos! Como dormia! que profundo sono!... Tinha na mo o ferro do engomado... Como roncava maviosa e pura!... Quase ca na rua desmaiado! LVARES DE AZEVEDO ela! ela! Nas estrofes iniciais de ela! ela!, de lvares de Azevedo, o sujeito lrico mostra-se atordoado diante das facetas discrepantes de sua amada, que ora lhe aparece como fada area e pura, ora como simples lavadeira. O autor explora essa duplicidade da figura da amada com o propsito evidente de _______ uma das caractersticas centrais da esttica ultrarromntica, qual seja, ____________. Assinale a alternativa cujas informaes preenchem corretamente as lacunas do enunciado.

Questão
2015Português

(UPF - 2015) Na dcada de 1950, surge, no Brasil, o movimento da poesia concreta, liderado pelos irmos Augusto e Haroldo de Campos e por Dcio Pignatari. Algumas caractersticas marcantes da poesia concreta so:

Questão
2015Português

(Upf 2015) Leia as seguintes afirmações sobre o Padre Antônio Vieira e a sua obra: I. O autor é considerado, por vários escritores e críticos literários posteriores a ele, como umdos maiores mestres da língua portuguesa. II. Seu espírito contemplativo e sua vocação religiosa impediram-no de abordar, em seusescritos, as questões políticas e sociais de sua época. III. O Sermão da sexagésima expõe a sua arte de pregar. Está correto apenas o que se afirma em:

Questão
2014Português

(Upf 2014) Conheci que Madalena era boa em demasia, mas não conheci tudo de uma vez. Ela se revelou pouco a pouco, e nunca se revelou inteiramente. A culpa foi minha, ou antes, a culpa foi desta vida agreste, que me deu uma alma agreste. E, falando assim, compreendo que perco o tempo. Com efeito, se me escapa o retrato moral de minha mulher, para que serve esta narrativa? Para nada, mas sou forçado a escrever. Quando os grilos cantam, sento-me aqui à mesa da sala de jantar, bebo café, acendo o cachimbo. Às vezes as ideias não vêm, ou vêm muito numerosas e a folha permanece meio escrita, como estava na véspera. Releio algumas linhas, que me desagradam. Não vale a pena tentar corrigi-las. Afasto o papel. Emoções indefiníveis me agitam inquietação terrível, desejo doido de voltar, tagarelar novamente com Madalena, como fazíamos todos os dias, a esta hora. Saudade? Não, não é isto: é desespero, raiva, um peso enorme no coração. Procuro recordar o que dizíamos. Impossível. As minhas palavras eram apenas palavras, e as dela tinham alguma coisa que não consigo exprimir. Para senti-las melhor, eu apagava as luzes, deixava que a sombra nos envolvesse até ficarmos dois vultos indistintos na escuridão. Lá fora os sapos arengavam, o vento gemia, as árvores do pomar tornavam-se massas negras. RAMOS, Graciliano. São Bernardo. A única afirmação que não corresponde ao texto acima é que Paulo Honório, personagem-narrador:

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