ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

Leia o excerto a respeito da política brasileira d

Leia o excerto a respeito da política brasileira durante o Segundo Reinado.

 

Conservadores e liberais, apesar de lutarem intensamente pelo poder, representavam basicamente os mesmos interesses, ou seja, os interesses dos grandes proprietários rurais. A afirmação da época “nada mais parecido com um conservador do que um liberal no governo” tanto era verdadeira que, no início da segunda metade do século XIX, liberais e conservadores chegaram a participar do mesmo ministério. Durante quase todo o Segundo Reinado, predominou o regime parlamentarista.

 

Sobre a política do Segundo Reinado, assinale a alternativa correta.

A

O Brasil adotou o regime parlamentarista sob os moldes britânicos, extinguindo o Poder Moderador, valorizando assim, as atividades do Poder Legislativo.

B

O Ministério da Conciliação foi formado por representantes dos partidos Restaurador e Farroupilha, constituindo uma ala progressista de apoio ao governo imperial.

C

O Exército brasileiro participou ativamente da política brasileira nesse período, defendendo desde o início do Império ideias positivistas.

D

A Revolução Praieira, ocorrida em Pernambuco, apresentava caráter republicano liberal, tendo influência das revoluções europeias de 1848.  

E

Ao final do Império, os partidos Republicano Paulista e o Republicano Mineiro, promoveram um golpe de Estado que resultou no novo regime a partir de 1889.